sexta-feira, 27 de abril de 2012

Companhia Vigor Mortis celebra Zé do Caixão

O espetáculo “À Meia-Noite Levarei Teu Cadáver”, da companhia Vigor Mortis, que estreou na última quarta-feira (25), permanece em cartaz até o dia 13 de maio no Teatro Universitário de Curitiba (TUC). Com duas sessões diárias, o monólogo de Leandro Daniel Colombo em parceria com o diretor Paulo Biscaia Filho, é uma homenagem à obra de um dos ícones do horror brasileiro, José Mojica Marins, e seu personagem Zé do Caixão.
Em um pacto de sangue com Mojica, Gregório General, um cineasta em crise, é encarnado por Zé do Caixão. A montagem, permeada por muito sangue, répteis e imagens delirantes, busca não só celebrar o horror brasileiro, mas também discutir a identidade artística e cultural do país.
Apesar do monólogo, outros personagens interagem com o protagonista através de projeções em vídeo. No elenco virtual: Carolina Fauquemont, Íria Braga e Luiz Bertazzo, além do próprio Mojica, que roga suas famosas pragas para o personagem e para a plateia.
Paulo Biscaia refere-se à crise vivenciada por Gregório como a própria crise da produção cultural no Brasil. Biscaia exalta a importância do trabalho do cineasta e vê a montagem como uma obrigação social, um espaço para o reconhecimento e valorização de um dos grandes personagens do folclore nacional, admirado internacionalmente, mas que recebe pouco reconhecimento por parte do público brasileiro.
As apresentações de “À Meia-Noite Levarei Teu Cadáver” acontecem de quarta-feira a sábado, às 19h e 21h, com entrada franca. O Teatro Universitário de Curitiba fica na Galeria Julio Moreira, no Largo da Ordem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário