segunda-feira, 16 de abril de 2012

MON ganha conselho de orientação artística

O Museu Oscar Niemeyer (MON) conta, a partir desta terça-feira (17), com o Conselho de Orientação Artística. Composto por sete membros, nomeados pelo secretário de Estado da Cultura, Paulino Viapiana, o Conselho terá funções consultivas e propositivas a respeito da realização de exposições, aquisições e transferências de obras do acervo, parcerias, publicações, programação e demais atividades relacionadas ao Museu. A posse dos novos membros está marcada para às 14 horas e em seguida ocorre a primeira reunião do grupo.
A implementação do Conselho é uma das metas de governo da atual gestão, que prevê instâncias de decisão que funcionem como apoio à administração central e democratizem o acesso aos bens e serviços. “A criação de conselhos setoriais permite estabelecer critérios mais objetivos e transparentes que contribuam para manter a qualidade da programação, melhorar o atendimento ao público e principalmente integrar as ações”, destaca o secretário Paulino Viapiana.
O Conselho de Orientação Artística do Museu Oscar Niemeyer foi criado pela resolução N.º 019/2012 e, por meio da resolução N.º 020/2012, foram nomeados para um mandato de dois anos os conselheiros: Angélica de Moraes, Christine Vianna Baptista, Fernanda Magalhães, Geraldo Leão, Geraldo Pougy de Rezende, Margareth da Silva de Moraes e Stephanie Dahn Batista.
 “A criação deste Conselho é um avanço na administração pública. As decisões serão descentralizadas e enriquecidas por múltiplos pontos de vista de profissionais que conhecem museologia”, afirma Viapiana.

Pontos de vista – Atualmente o MON tem um acervo de quase três mil obras e há necessidade de expandir e preservar este patrimônio. Entre as funções do Conselho estão a aquisição e transferência de obras, aceitação de legados, doações para o acervo, ações de salvaguarda e restauro de obras e coleções.
Também estão entre as atribuições dos sete conselheiros questões relativas a publicações, gravações, reproduções e outras propostas voltadas para pesquisa, divulgação ou desenvolvimento de produtos que envolvam o MON, sua arquitetura, parcerias, convênios, propostas de terceiros para inclusão de projetos e eventos na grade da programação do Museu, em suas dependências internas ou externas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário