quinta-feira, 26 de abril de 2012

Diretora teatral escocesa fala sobre dramaturgia contemporânea


A dramaturga e diretora teatral escocesa Stef Smith participa de um bate-papo no Salão de Exposição do Teatro Guaíra, nesta sexta-feira (27), às 19h30. O evento faz parte da programação do Núcleo de Dramaturgia Sesi -Teatro Guaíra. Esta é a primeira vez que a escocesa vem a Curitiba. A entrada é grátis.
Formada em Drama e Artes Cênicas, com especialização em direção, Stef é reconhecida pelo texto da peça RoadKill, que participou no Festival de Edimburgo, em 2010 e 2011, e foi aclamada pela crítica. A obra ganhou também diversos prêmios, incluindo o Fringe First, o Herald Angel, e o Amnesty International Freedom of Expression Award. Recentemente a dramaturga foi indicada para o Laurence Olivier Award.
Em 2011, Stef recebeu o Creative Scotland New Work fund, por um diálogo chamado Falling/Flying. A peça foi bem recebida e rendeu casa cheia no Tron Theatre, em Glasgow. Recebeu também o New Playwrights’ Award do Playwright Studio Scotland (bolsa de estudo para dramaturgos emergentes) para a sua próxima peça, intitulada Jamais Vu, que foi encenada como leitura ensaiada durante o Arches Live, no ano passado, com estreia marcada para 2013.
Stef trabalhou por muito tempo como diretora-assistente de David Leddy, da Companhia Fire Exit, que trouxe ao Brasil, em 2011, a peça Susurrus, apresentada no Parque do Ibirapuera, em São Paulo. Recentemente estreou seu novo trabalho: The Silence of Bees, (O Silêncio das Abelhas), que participou do Arches Behaviour Festival. Atualmente é roteirista contratada do Teatro Nacional da Escócia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário