terça-feira, 24 de abril de 2012

MON recebe exposição que revela um século de arte em mais de 170 obras

Um olhar sobre 100 anos de arte. É essa a proposta de "1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú", exposição que será inaugurada nesta quinta-feira (26) às 19 horas, no Museu Oscar Niemeyer (MON) - a entrada é franca. Em três salas expositivas, que somam 1,5 mil metros quadrados, reúne 177 obras, do quadro "A Pequena Aldeã", de Lasar Segall, da primeira década do século 20, à instalação interativa "[Op_Era] Haptic Interface", realizada por Rejane Cantoni e Daniela Kutschat no começo do século 21.
Teixeira Coelho, responsável pela curadoria, afirma que a mostra se faz por meio de seis módulos que, juntos, contemplam os instantes fundacionais e de afirmação da arte brasileira. “Fundacional porque no início desse período começa a surgir uma arte propriamente brasileira. E da afirmação porque é também nesse arco de tempo que a arte feita aqui se torna um ator mundial que conversa em igualdade de condições com outras artes nacionais”, diz Coelho.
Em "1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú", há desde obras bidimensionais, tridimensionais, vídeos, holografia, vídeo-instalação e instalação digital. A diretora do MON, Estela Sandrini, observa que os caminhos da arte contemporânea serão percebidos nesta mostra. “Por exemplo, o abandono da figuração rumo à abstração é um impasse que esta exposição evidencia”, diz Estela. A mostra segue em cartaz até 29 de julho.
A mostra “1911-2011 Arte Brasileira e Depois, na Coleção Itaú ficará aberta até dia 29 de julho de 2012. A visitação pode ser feita de terça-feira a domingo, das 10 às 18h. Os ingressos custam R$ 4,00 e R$ 2,00 (meia) e no primeiro domingo de cada mês a entrada é gratuita. O Museu Oscar Niemeyer fica na rua Marechal Hermes, 999, Centro Cívico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário