segunda-feira, 24 de março de 2014

23º Festival de Teatro de Curitiba começa nesta terça-feira

A partir da noite desta terça-feira, quando começa a 23ª edição do Festival de Teatro de Curitiba, a capital paranaense se transformará num grande e vibrante palco onde entrarão em cena, até o dia 6 de abril, mais de 430 companhias de 19 estados brasileiros e de quatro países. Durante doze dias, o evento ocupará 65 espaços, entre ruas, calçadões, parques e praças, além dos principais teatros da cidade, promovendo um encontro entre pessoas, artes cênicas e entretenimento.
Nesta edição, a programação da Mostra inclui 35 espetáculos, sendo sete estreias nacionais e quatro de grupos estrangeiros. O Fringe, espaço aberto à participação de companhias interessadas em mostrar seu trabalho ao público, crítica e “olheiros” que acompanham o Festival, terá 400 montagens e dez eventos, no conjunto, vinte a mais do que no ano passado. O Festival contará, também, com outras atividades já consagradas: Risorama – festival de humor com stand up comedy e personagens -, Mish Mash - série de apresentações de variedades, incluindo mágica e arte circense -, Guritiba - programação voltada às crianças - e Gastronomix - quermesse de alta gastronomia com renomados chefs brasileiros.
Uma programação focada exclusivamente em teatro de rua – Sesi na Rua – possibilitará ao público assistir espetáculos de companhias que utilizam o espaço público como cenário. Essa mostra inclui a peça “El hombre venido de ninguna parte”, da companhia chilena Gran Reyneta, “O pequeno manual do cavaleiro andante”, “A Pereira da tia Miséria” e “Os gigantes da Montanha”.
A programação traz ainda os ensaios abertos de “Nus, Ferozes e Antropófagos”, produção franco-brasileira que reúne a companhia brasileira de teatro, o coletivo Jakart/Mugiscué e o Centro Dramático Nacional de Limousin, ambos franceses. Tem direção de Marcio Abreu, da companhia brasileira de teatro, e dos franceses Pierre Pradinas e Thomas Quilladert.
Leandro Knopfholz, diretor do Festival, destaca alguns aspectos importantes da Mostra. “Trabalhamos para formar um retrato abrangente do teatro brasileiro, combinando clássicos, nova dramaturgia, novas maneiras de encenar e a comunicação com outras artes”, conta.
Os ingressos podem ser adquiridos pelo site www.festivaldecuritiba.com.br e também nas bilheterias de Curitiba, localizadas no Shopping Mueller, Palladium Shopping Center e ParkShoppingBarigüi.

Nenhum comentário:

Postar um comentário