terça-feira, 4 de março de 2014

Cena HQ retorna em 2014 com “Turma da Mônica - Laços”

O projeto Cena HQ, realizado pela Cia. Vigor Mortis em parceria com a Quadrinhofilia e com patrocínio da Caixa, inicia a temporada 2014 com a apresentação de uma obra de peso: “Turma da Mônica - Laços”, de Vitor e Lu Cafaggi. A leitura cênica acontecerá no Teatro da Caixa Cultural no dia 5 de Março e terá a direção de Talita Neves. Os autores estarão presentes para um bate papo depois da apresentação.
“Laços” tem sua leitura dirigida por Talita Neves, jovem diretora formada pela Faculdade de Artes do Paraná, que no ano passado dirigiu “Noturno” para o Cena HQ. Talita se especializa em novas linguagens. O elenco é formado por Ciliane Vendruscolo , Dirceli Lima, Isadora Terra, Sávio Malheiros, Jeff Bastos e Roger Batista.
A diretora se empolga com a leitura: “Laços me trouxe diversas sensações, lembranças, recordações e saudades. É impossível passar em branco por essa HQ, você quer ler de novo (e de novo e de novo e de novo...) pra descobrir cada detalhezinho da obra.Laços é um grande presente. E é um presentão para todo mundo!”, diz Talita

Cena HQ - O projeto foi concebido no final de 2009, quando a Cia Vigor Mortis, sob a direção de Paulo Biscaia Filho, foi convidada a apresentar no Espaço Cênico uma leitura dramática com obra literária de um autor curitibano. A primeira ideia que lhe veio a mente foi buscar um autor que dialogasse com a linguagem da Vigor Mortis. O diretor resolveu então encenar uma leitura de “Folheteen”, do quadrinhista José Aguiar, com quem depois escreveu Vigor Mortis Comics. O formato de ler em cena uma obra em quadrinhos foi tão interessante que Biscaia e Aguiar resolveram ampliar isso para um projeto de diversas leituras. Em 2012 o projeto tomou corpo e apresentou mensalmente nove leituras entre março e novembro. Em 2013, o projeto passou a trazer autores estrangeiros e agora o Cena HQ chega a seu terceiro ano.
Com curadoria de autores de José Aguiar e curadoria de encenadores de Paulo Biscaia Filho, o programa faz com que esses inusitados encontros entre quadrinhos e cena deflagrem discussões sobre a produção de quadrinhos no Brasil. Cada leitura é seguida de um debate entre o encenador e o autor da obra.
A Caixa Cultural mantém seu apoio na realização do Cena HQ desde o início. As leituras acontecem sempre no teatro da Caixa Cultural e o ingresso é um livro não didático ou uma HQ que serão doadas para bibliotecas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário