quinta-feira, 13 de março de 2014

“A Arte da Comédia” na Caixa Cultural Curitiba

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, neste final de semana, a montagem da peça “A Arte da Comédia”, escrita em 1968 pelo célebre dramaturgo italiano Eduardo de Filippo (1900-1984), com direção de Sérgio Módena. A comédia - que nos dias 29 e 30 de Março volta à cidade como parte da mostra oficial do Festival de Curitiba - é uma defesa apaixonada do autor italiano do fazer teatral como elemento transformador.
Com a clara intenção de evocar o jogo teatral, o autor cria uma peça “política” universal, com linguagem objetiva e popular, porém jamais panfletária. Fazem parte do elenco Thelmo Fernandes, Sávio Moll, Erika Riba, Gustavo Wabner, Alcemar Vieira, Celso André, Teresa Tostes, Poena Viana, Sérgio Módena, Sergio Somene, Renato Baviere e do curitibano Nathan Milléo-Gualda.
Orestes Campese (Sávio Moll) é o dono de uma miserável companhia teatral que, sem conseguir o apoio do prefeito De Caro (Thelmo Fernandes), resolve pregar-lhe uma peça. Expulso de seu gabinete, o ator recebe por engano a lista de personalidades a serem recebidas ali naquele dia e resolve plantar a dúvida na cabeça do administrador: sugere que entre os visitantes pode haver atores de sua companhia, disfarçados. A partir de então, De Caro e seu assessor veem-se às voltas com a difícil tarefa de diferenciar verdade e farsa, encenação e realidade.
A montagem recebeu o prêmio Fita 2012 de melhor ator para Thelmo Fernandes, além de duas indicações ao Prêmio Shell 2013 de melhor ator (para Fernandes e Ricardo Blat, que nesta temporada está sendo substituído por Sávio  Moll) e quatro indicações ao Prêmio Cesgrandio 2013 de melhor direção, espetáculo e ator (para Blat e Fernandes).

O diretor - O jovem diretor Sérgio Módena participa da mostra oficial do Festival de Curitiba, neste mês de março, com a montagem “A Arte da Comédia”, de Eduardo de Fillipo, e “Ricardo III”, de William Shakespeare. Suas primeiras incursões cênicas aconteceram em 2002, quando escreveu e dirigiu “Coração Inquieto”, baseado nas memórias de Santo Agostinho, e adaptou, produziu e dirigiu “A Roupa Nova do Imperador”, baseado no conto de H.C. Andersen. Dentre alguns trabalhos recentes, estão: a direção de “As Mimosas da Praça Tiradentes”, de Gustavo Gasparani e Eduardo Rieche; a adaptação do conto de Andersen, “O Soldadinho de Chumbo”, para o espetáculo “O Soldadinho e a Bailarina”, com direção de Gabriel Villela e atuação de Luana Piovani; e, ao lado de Pedro Brício, a direção do premiado espetáculo "Cine-Teatro Limite".
A peça “A Arte da Comédia” tem apresentações na sexta-feira a sábado às 20h e domingo às 19h e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é recomendado para maiores de 10 anos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário