quinta-feira, 27 de março de 2014

Camerata inicia comemorações de 40 anos com celebração do aniversário de Curitiba

Nesta sexta-feira (28), às 20h, na Capela Santa Maria Espaço Cultural, a Camerata Antiqua de Curitiba inicia as comemorações de seus 40 anos de existência com a execução da “Missa Lord Nelson” (ou “Missa in Angustiis”), do compositor austríaco Franz Joseph Haydn (1732-1809), sob a regência do maestro mineiro Luís Otávio Santos. O concerto de abertura da temporada 2014 de espetáculos do grupo curitibano, patrocinada pelo Ministério da Cultura e pela Volvo, terá nova apresentação às 18h30 de sábado (29), na Catedral Basílica Nossa Senhora da Luz dos Pinhais, em homenagem a Curitiba, no dia em que a cidade completa 321 anos. 
O espetáculo na Capela Santa Maria contará com as presenças dos fundadores da Camerata Antiqua, Roberto de Regina - também maestro emérito do grupo - e da cravista Ingrid Aide Müller Seraphim, que serão homenageados na ocasião, juntamente com o violinista Walter Hoerner, que integra a Camerata Antiqua desde a sua primeira formação. Nesse dia, a performance da Camerata será antecedida pela palestra do maestro paulista Osvaldo Colarusso, às 19h45. O músico tem atuado frente às principais orquestras do país, acumulando a regência de mais de 500 concertos. A iniciativa de acrescentar comentários de um profissional da música tem por objetivo permitir uma melhor apreciação do programa, revelando ao público detalhes da produção.
O regente convidado para o concerto da Camerata Antiqua de Curitiba, Luís Otávio Santos, enfatiza a dificílima interpretação da “Missa Lord Nelson”, uma das obras mais importantes do repertório da Camerata. Considerada de grande virtuosismo, a peça datada de 1798 marca a maturidade musical de Haydn e é extremamente dramática em seu contexto melódico e rítmico, valorizando todas as emoções. 

Cantores convidados – Para a apresentação da “Missa Lord Nelson”, um dos últimos e monumentais trabalhos sacros de Haydn, a Camerata Antiqua de Curitiba contará com a participação de cantores que desenvolvem carreiras internacionais. A soprano argentina Graciela Oddone exibe em seu currículo inúmeras óperas e concertos de todos os períodos musicais, com atuações em diversos países europeus. Outra convidada é a paulista Adriana Clis (meio-soprano), que estudou em Moscou (Rússia) e Milão (Itália), também acumulando apresentações na França e na Alemanha.
No naipe de vozes masculinas estão o tenor catarinense Marcos Liesenberg e o barítono austríaco Norbert Steidl, atualmente residindo no Brasil. Com trabalhos desenvolvidos na Áustria, Alemanha e Itália, Marcos Liesenberg é um dos destaque no cenário lírico nacional, cantando nos principais teatros e com as mais notáveis orquestras brasileiras. Nascido em Lienz (Áustria), Norbert Steidl é mestre em canto pela Universidade Mozarteum de Salzburg, tendo se apresentado em numerosos concertos na Europa e Ásia, dominando um vasto repertório camerístico.

O concerto do dia 28 de março de 2014 (sexta-feira) terá ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia-entrada); o de sábado (29), terá entrada franca. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário