quarta-feira, 26 de março de 2014

Otavio Frias Filho lança “Cinco Peças e Uma Farsa” no Festival de Curitiba

“Cinco Peças e Uma Farsa”, novo livro do escritor e jornalista Otavio Frias Filho, será lançado no Festival de Curitiba, dia 29 de março, no Memorial de Curitiba, às 16h. A obra reúne seis peças escritas na entrada dos anos 1990 e no início da década passada: “Tutankáton”, “Rancor”, “Típico Romântico”, “Sonho de Núpcias”, “Utilidades Domésticas” e “Breve História de uma Perversão Sexual”.
Duas delas, “Tutankáton” e “Utilidades Domésticas”, ainda não foram encenadas. A vida semiclandestina desses textos se explica pelas resistências de um autor que nunca deixou de se sentir uma espécie de penetra no reino de Dionísio, a despeito de sua relação visceral com o teatro.
Os temas que percorrem “Cinco Peças e Uma Farsa” (320 páginas, 6 ilustrações, R$ 49,90) vão desde política, religião, arte e amor, passando pelo romântico, homossexual e transgressivo. A sequência das peças obedece a uma ordem: “Tutankáton”, na abertura, à “Breve História de uma Perversão Sexual”, a farsa final, a linguagem vai do registro elevado ao escracho e à paródia pornográfica.
As peças apontam para algo como uma crítica da Restauração – na política, nas artes e no comportamento, na esfera dos afetos. Cada uma à sua maneira, elas encenam a revanche conservadora das últimas décadas contra as ilusões da sensibilidade e dos ideais progressistas.

O autor - Otavio Frias Filho nasceu em São Paulo, em 1957. Fez os cursos de direito e ciências sociais na Universidade de São Paulo. Desde 1984, é diretor jornalístico da Folha de S. Paulo. Publicou um livro de peças teatrais, “Tutankáton” (1991), e três coletâneas de ensaios, “Deponta-cabeça” (2000), “Queda-livre - ensaios de risco” (2003) e “Seleção natural - ensaios de cultura e política” (2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário