terça-feira, 18 de março de 2014

Museu Oscar Niemeyer abre duas exposições

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta quinta-feira (20), a partir das 19 horas, as exposições “Abraham Palatnik - a reinvenção da pintura” e "Revisitações Plásticas: Arte Mexicana". Além disso, no mesmo dia haverá visita guiada pela exposição de Palatnik com o curador Pieter Tjabbes, às 19h30. A entrada no dia da abertura é gratuita.

Arte Mexicana - Da segunda metade do século passado até os dias atuais, o México tem procurado criar uma identidade plástica que o localize como um referencial da arte latino-americana. “Revisitações Plásticas: Arte Mexicana”, com curadoria de Rafael Alfonso Perez e Perez, traz uma breve reflexão sobre o transcurso dos diferentes movimentos e períodos artísticos surgidos ao longo das últimas seis décadas por meio das obras de cerca de 30 artistas. Dessa forma é possível apreciar os distintos movimentos e processos, dos quais se destacam: A escola mexicana de pintura, A ruptura e El neomexicanismo ou novo nacionalismo. A mostra procura que o espectador volte a observar o já observado, revisando o trabalho de seus criadores e reconhecendo sua influência, realizando uma diferenciação não evolutiva, mas circunstancial no trânsito dessas seis décadas. A exposição fica em cartaz até o dia 29 de junho na sala 02 do museu.

Palatnik - A mostra “Abraham Palatnik- a reinvenção da pintura” (foto) tem curadoria de Pieter Tjabbes e Felipe Scovino e traz uma retrospectiva com aproximadamente 90 obras do artista - a maior já dedicada totalmente ao seu trabalho. Com uma mistura de tecnologia e estética em suas criações, Palatnik utiliza movimento, luz e tempo como os principais instrumentos de trabalho. O uso que este artista faz da tecnologia e suas possibilidades inovadoras imprimem em sua arte grande potencialidade poética. Nascido em Natal (RN), em 1928, filho de judeus russos. Em 1932, mudou-se para a cidade de Tel Aviv em Israel e, entre 1942 e 1945, frequentou a Escola Técnica de Montefiori, onde se especializou em motores de explosão. Todo aquele conhecimento tecnológico adquirido teria aplicações que iriam além de consertar válvulas de motores ou carburadores quebrados. A partir de seus estudos sobre psicologia da forma e cibernética, chegou à conclusão de que o artista não deve estar fadado somente à pintura, desenho, gravura ou escultura. E com essa constatação, começou seus estudos sobre luz e movimento, que deram origem aos Aparelhos Cinecromáticos e aos Objetos Cinéticos, fazendo dele um dos pioneiros da arte tecnológica no mundo. A exposição fica em cartaz até o dia 22 de junho na sala 01 do MON.

O Museu Oscar Niemeyer está aberto à visitação de terça a domingo, das 10h às 18 horas e os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia). Informações: www.museuoscarniemeyer.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário