quarta-feira, 5 de março de 2014

Mônica Salmaso faz homenagem a Vinicius de Moraes na Caixa Cultural

O ano de 2013 marcou o centenário de nascimento de Vinicius de Moraes. Entre tantas homenagens ao poeta, a realizada pela cantora Mônica Salmaso, o pianista Nelson Ayres e o flautista e saxofonista Teco Cardoso em Belo Horizonte teve o gosto de “quero mais” não apenas da platéia, mas nos próprios artistas.. Mônica Salmaso tem familiaridade com a linguagem e a música de Vinícius e o tratamento musical dado pelo Trio às composições fizeram do espetáculo um sucesso de público e crítica. É exatamente com esta “Homenagem a Vinicius de Moraes” que o Trio se apresenta de 6 a 9 de março na Caixa Cultural de Curitiba.
“Homenagem a Vinicius de Moraes” é, de certa forma, uma continuação ao projeto “Alma Lírica Brasileira”, sobre o lirismo na canção popular brasileira de várias épocas e estilos, projeto que gerou dois CDs e um DVD dirigido pelo premiado diretor e fotógrafo Walter Carvalho. É interessante em “Homenagem a Vinicius” o fato de apenas uma música que compõe o show ser exclusiva do poeta: o clássico infantil “A Casa”. As demais são de parcerias com Tom Jobim, Carlos Lyra, Chico Buarque, Francis Hime e Paulo Soledade, além de duas parcerias pouco conhecidas: “Rancho das namoradas”, com Ary Barroso, e o clássico “Odeon”, composta por Ernesto Nazareth em 1910 e que recebeu letra de Vinicius na década de 60.
Através das parcerias se mostra com clareza a importância de Vinicius a MPB, percebe-se o letrista fundamental da Bossa Nova, o que escreveu ciom maestria para crianças, o compositor e dramaturgo de inspiração clássica como em “Orfeu da Conceição”, o que tratou como poucos o sincretismo religioso do país, a solidão, a beleza e o amor.
Autor presente
Vinicius de Moraes é autor sempre presente na carreira de Mônica Salmaso. Seu primeiro disco foi o CD “Afro Sambas”, lançado em 1997, ao lado do violonista Paulo Bellinati, contendo onze canções da parceria entre Vinicius e Baden Powell.
Além de cantar mutas obras de Vinicius em shows, Mônica gravou outras canções do autor, como “Valsinha” (Vinicius e Chico Buarque), que aparece no CD “Voadeira” e no DVD “Alma Lírica Brasileira”; “Olha Maria” (Vinicius, Tom Jobim e Chico Buarque) foi gravada no CD “Noites de Gala, Samba na Rua”; “Derradeira Primavera” (Vinicius e Tom Jobim) está no CD “Nem 1 Ai” e no CD e DVD “Alma Lírica Brasileira”, e “Soneto da Separação” (Vinicius e Tom Jobim) foi interpretada no CD especial “O Mestre Leo Peracchi”, gravado pela Jazz Sinfônica com diversas cantoras. E como não mencionar a cena final do filme “Vinicius”, de Miguel Faria Jr, em que Mônica Salmaso interpreta com destaque “Canto Triste” (Vinicius e Edu Lobo)?
As apresentações de Mônica Salmaso, Nelson Ayres e Teco Cardoso ocorrem quinta, sexta e sábado, às 20 horas e domingo, às 19 horas, na Caixa Cultural. O show tem patrocínio da Caixa Econômica Federal e é uma realização de Carla Assis Produções, com produção local de Alvaro Collaço Produções. Ingressos podem ser adquiridos na bilheteria da Caixa Cultural a R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia). Informações pelo fone 2118-5111. Informações adicionais sobre Mônica Salmaso podem ser obtidas no site www.monicasalmaso.mus.br 

Nenhum comentário:

Postar um comentário