quinta-feira, 27 de março de 2014

Museu Alfredo Andersen abre exposição sobre a mulher

A partir desta sexta-feira (28) o Museu Alfredo Andersen (MAA) estará com uma nova exposição em cartaz. A mostra “Ser Maria, Eis a Questão”, organizada pelo Grupo Lupa, mescla linguagens artísticas como fotografia, música, escultura, literatura e performance e fica em cartaz até 18 de maio de 2014. A entrada é gratuita.
Buscando um panorama atual da relação da mulher com o ambiente, o Grupo Lupa foi a campo e obteve relatos de vida, pensamentos e atitudes para mostrar o modo de vida e o pensamento da mulher na sociedade.
Nani coletou histórias de mulheres. Marias são mulheres reais, transformadas em personagens de ficção. Mulheres que abriram seus corações e falaram de suas vidas, seus sonhos, suas realizações e frustrações. Além disso, doaram um objeto símbolo de sua história, que ficará preservado em um bloco de resina, em exposição.
Malu Rebelato utiliza a fotografia para captar imagens de inúmeras mulheres com idades, profissões e culturas distintas entre si. Embora elas tenham tomado caminhos diferentes umas das outras e, independente da classe social, partilham dos mesmos desejos e propósitos: paz, saúde, trabalho, educação de qualidade, respeito.
Cassiano Nogara utiliza as gravações dos depoimentos colhidos por Nani como um dos instrumentos para a realização de sua composição. As vozes dessas Marias são transformadas em pequenas peças, nas quais a música reconta com elas suas histórias, divide com elas suas emoções, seus ideais, escuta delas seus desejos e segredos.

Grupo Lupa - Formado em 2011 pelos artistas Nani, Malu Rebelato e Cassiano Nogara, o grupo foi criado para a exposição “Marias”, que explora a condição feminina, a partir da pesquisa iniciada por Nani, sobre o simbolismo cultural que envolve a mulher através dos tempos e que influencia sua atual condição social.

O Museu Alfredo Andersen está situado na Rua Mateus Leme, 336 e pode ser visitado de terça a sexta-feira, das 9h às 18h; sábado e domingo, das 10 às 16h. Mais informações: 3222-8262 / 3323-5148 ou www.maa.pr.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário