quinta-feira, 27 de março de 2014

Peça “O Lugar Escuro” discute doença de Alzheimer na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de 28 a 30 de março, a peça “O Lugar Escuro”, encenação do livro homônimo de Heloisa Seixas com direção de André Paes Leme. Três mulheres de uma mesma família são vividas pelas atrizes Camilla Amado, Clarice Niskier e Isabella Dionísio nesta adaptação teatral de 2011 que discute, por meio de diálogos contundentes, mas de forma leve e delicada, as consequências da descoberta da doença de Alzheimer. A autora fará uma palestra sobre o tema da peça no dia 29 de março, às 17 horas, no próprio teatro.
O livro de Seixas, lançado em 2007, é uma espécie de catarse pessoal, com diálogos de uma honestidade desconcertante, inspirados na situação real enfrentada pela escritora e sua mãe, diagnosticada com a doença. Em pouco mais de uma hora de encenação, os personagens de Camilla, Clarice e Isabella, presentes no palco durante todo o tempo, se embrenham em fatos e emoções que escancaram a difícil realidade de quem tem que conviver com um familiar portador de doença degenerativa. Elas buscam, por meio da memória, contar a história a partir de seus próprios pontos de vista.
Com a montagem teatral, a autora conta que conseguiu um certo distanciamento emocional em relação ao texto. “Eu tendo a abstrair. Não sou mais eu ali, nem minha mãe, nem minha filha. Teatro é uma criação coletiva, em que cada um bota um pedacinho e, com isso, o resultado acaba virando uma outra coisa”, diz. Camilla Amado, atriz que dá vida à velha afetada pelo Alzheimer, usa a filosofia para resumir sua participação nessa peça. “Nietzsche define a tragédia como um susto que só o sublime, a beleza, domesticam. E a comédia, ele define como um alívio do nojo do absurdo do ser. Com essa peça, espero levar alívio e beleza aos que passam por esse tipo de situação”, explica.
A montagem de André Paes Leme é econômica, seja pelo uso de poucos elementos cênicos, seja por deixar que a encenação das atrizes dite o ritmo da narrativa.
As apresentações de “O Lugar Escuro” acontecem sexta-feira e sábado às 20h e domingo às 19h e os ingressos custam R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntista Caixa). Informações: 2118-5111. O espetáculo é recomendado para maiores de 12 anos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário