quinta-feira, 13 de março de 2014

Rosa Armorial e Antônio Nóbrega fazem show no Paiol

O grupo de câmara Rosa Armorial apresenta-se nesta sexta-feira e sábado (14 e 15), às 20h30, no Teatro do Paiol, recebendo como convidado o músico pernambucano Antônio Nóbrega. O grupo curitibano tem um trabalho consolidado na pesquisa e produção da música armorial, enquanto Antônio Nóbrega é uma das referências desse movimento artístico, iniciado no Nordeste e que pretende criar uma arte brasileira erudita a partir das raízes culturais populares do Brasil.
O grupo é composto por Marcela Zanette (flautas), Carla Zago (violino), Dú Gomide (viola caipira, violão, rabeca), Bruna Buschle (contrabaixo), Gabriela Bruel e Denis Mariano (percussão) e conta com a participação especial do violoncelista Rafael Scherk, de Tatuí, São Paulo. Nóbrega foi integrante do extinto Quinteto Armorial, grupo precursor na criação de música de câmara brasileira de raízes populares.
As fundadoras do grupo, Carla Zago e Marcela Zanette, vêm trabalhando desde 2010 com a estética armorial. Mergulharam nesse universo para resgatar e inserir essa sonoridade, erudita e popular, no contexto atual da música paranaense. O grupo gravou um CD em 2012, e respeita sempre três elementos na escolha do repertório: obras que simbolizem a raiz do movimento (composições dos fundadores), obras do folclore paranaense para efetivar o elo ao movimento e obras atuais que caracterizem a estética armorial, incluindo os compositores do Rosa Armorial.
No intuito de aprofundar ainda mais seus vínculos com os fundadores do movimento, o Rosa Armorial convidou em julho do ano passado o músico Antônio Madureira – que participou da gravação do DVD – e agora convida  Antônio Nóbrega. Para o grupo, trabalhar com Antônio Nóbrega e Antônio Madureira significa vivenciar o movimento armorial, unindo a raiz do movimento à contemporaneidade da música. Segundo Carla Zago, “trazer Antônio Nóbrega para o palco do Paiol significa trazer, além de sua música, um espetáculo completo, de dança, luz, magia e muita brasilidade”.

O show "Rosa Armorial Convida Antônio Nóbrega" tem ingressos a R$ 20,00 e R$ 10,00. Após o show do dia 15 haverá um bate-papo com o artista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário