quinta-feira, 20 de março de 2014

Domingos Pellegrini faz palestra na PUCPR

O escritor Domingos Pellegrini estará em Curitiba nesta sexta-feira (21) para ministrar a palestra “Haicai Modernos” na PUCPR. O evento, que será realizado, a partir das 19 horas, no Auditório Tristão de Athayde (Bloco Amarelo) faz parte da abertura dos cursos de Especialização da Escola de Comunicação e Artes. A entrada é franca e as inscrições podem ser feitas pelo email: especializacao.eca@pucpr.br .
O escritor, que apresentará em telão 45 haicais coloridos e comentados, explica que “é uma mistura de palestra com recital, mostrando como o moderno haicai sintetiza a integração entre Oriente e Ocidente, entre Brasil e Japão especialmente, e como serve para sintetizar e agudizar emoções, reflexões e visões”.
Ele lembra que, “quando os japoneses vieram para o Brasil, trouxeram não apenas seus costumes e seus legumes, mas também um tipo de poesia, o haicai, que disseminou-se muito além da outrora chamada colônia japonesa. O haicai usa um olhar agudo e sintético, funcionando como portador de insights ou sacadas sobre comportamento, relações familiares e profissionais, relações humanas em geral, psicologia, habilidades, ética, visão de mundo, arte de viver.
Assim, cada haicai é comentado, de modo que a palestra torna-se uma lavagem de alma, com o público comungando de sentimentos e reflexões ancestrais e perenes, fundamentais para uma boa situação social, emocional e espiritual. A palestra torna-se um exercício de emoções e ideias, saber e prazer”, ressalta Pellegrini.

Domingos Pellegrini, autor de mais de 40 livros, é um dos escritores mais premiados com o Prêmio Jabuti, o mais importante do país, contando com seis Jabutis para três romances e outros três para livros de contos, poesia e juvenil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário