terça-feira, 18 de março de 2014

Rádio éParaná lança programa “Som e Fúria - A Música em Movimento”

A Rádio éParaná 97.1 FM apresenta a partir deste sábado (22), às 22h, o programa “Som e Fúria - A Música em Movimento”, produzido por César Sarti, conhecido como Cesarti. O programa abre espaço para diversos gêneros de música, sem compromisso com estilos e ritmos, buscando apenas a sonoridade que privilegia a qualidade das interpretações.
“Som e Fúria é um programa diferenciado, com a dramaticidade das trilhas para o teatro, que darão à programação da Rádio éParaná abertura para apreciação de novas sonoridades e diversidade de estilos”, afirma o diretor da Rádio, José de Melo.
De acordo com o diretor, o convite para o César Sarti foi feito pela representatividade e contribuição do artista, sonoplasta e criador de sonoridades da cena teatral paranaense, com seu repertório primoroso e sensibilidade aguçada para interferências e composições inéditas.

Estrutura - Com uma hora de duração, “Som e Fúria” toca as músicas sem intervalo, conversa ou comentários. Somente no final são dados os créditos dos interpretes e do programa.
As músicas são ordenadas minuciosamente e mixadas com o auxílio de um programa de computador, produzindo uma nova experiência estética a cada programa. “É como uma trilha sonora de uma hora de duração, alternando climas, sensações e ritmos. Unindo o moderno e o antigo, o clássico e a novidade, o eletrônico e o acústico, a canção e o instrumental”, diz Cesarti.
Segundo ele, com esta concepção de mixagem é possível abranger um repertório musical ilimitado, sem fronteiras de gêneros e épocas, podendo tocar de nomes conhecidos e consagrados como Leonard Cohen, Bryan Ferry, Antony, Gotan Project, Massive Attack e Tom Waits, passando por nomes não tão conhecidos como Goran Bregovic, Noisettes, Rjd2, Calexico e Pepe De Luxe. E chegando aos praticamente desconhecidos Ramasutra, Oi Va Voi, Tiger Lillies e Joanna MacGregor, e terminando por incluir nomes como o de Beyonce.
“Som e Fúria” terá também sons étnicos e tradicionais, música minimalista, erudito contemporâneo, abordando também trilhas sonoras para cinema, TV, teatro e balé.

Produção - Cesarti é arte-educador, especialista em Artes Cênicas. Foi DJ, trabalhou em discoteca, mesa de som e sonoplastia de rádio. Como sonoplasta fez trilhas para espetáculos de teatro e trabalhou com diretores paranaenses, de São Paulo e do Exterior. Também assinou trilhas para espetáculos de dança colaborando com vários coreógrafos. É ganhador de 10 Troféu Gralha Azul, prêmio máximo da crítica teatral paranaense.
A apresentação do programa é de Luciane Figueiredo, artista cênica e pesquisadora de universos fantásticos e suas representações. É bacharel em dança pela FAP, formada no Curso de Dança Moderna UFPR.
“Som e Fúria – A Música em Movimento” tem os apoios da loja virtual Especiarias Sonoras e da pró-reitoria de Extensão e Cultura da Universidade Federal do Paraná.
O ouvinte pode consultar a lista completa e os nomes das músicas pelo Facebook/Programa de Rádio Som & Furia – A Música em Movimento e do Facebook/Especiariassonoras, onde também poderá deixar comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário