sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Balé Guaíra dança “Orikis” e “Trânsito” no encerramento do mês da Consciência Negra

O Balé Teatro Guaíra participa das comemorações de encerramento da programação do mês da Consciência Negra, nesta sexta-feira (27), às 20h30, no auditório Guairão. O evento tem entrada franca e é promovido pela Secretaria de Cultura do Estado do Paraná e Centro Cultural Teatro Guaíra.
Serão apresentadas as coreografias “Orikis” e “Trânsito”, criadas especialmente para o Balé Teatro Guaíra, em 2001, pela coreógrafa baiana Ana Vitória Silva Freire.
“Trânsito” trata da diversidade rítmica de diferentes povos como japonês, chinês, africano e muçulmano. Em cena 18 bailarinos, sendo nove mulheres e nove homens dançam com trilha sonora composta por Cláudio Daueslberg, especialmente para a coreografia, e com figurinos de Ney Madeira.
O espetáculo dura 25 minutos e apresenta ambientação clean, usando papéis translúcidos amassados em branco, cinza e preto, que deixa a luz difusa e filtrada, em conformidade com os movimentos dos bailarinos.
Em “Orikis”, a coreografia é baseada em texto de Pierre Verger e também mostra a cultura africana. Para este espetáculo, a coreógrafa coloca em cena oito bailarinos, todos homens, de torsos nus e vestidos com calças jeans. O ponto de movimento é na parte superior do corpo, propondo o equilíbrio com a Terra. A trilha sonora de Orikis é do sul-africano Manuel Wandji. O figurino e cenário são de Ney Madeira. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário