quarta-feira, 11 de novembro de 2015

Expondo objetos históricos, Museu da Justiça estará aberto neste domingo

Para comemorar o Dia Estadual do Patrimônio Histórico e Cultural do Povo do Paraná, neste 15 de novembro, o Museu da Justiça estará aberto ao público em caráter excepcional, das 13 às 17h. Instalado na sede do tribunal de Justiça do Paraná (TJPR), no Centro Cívico, o museu normalmente abre apenas durante a semana. Seu acervo conta a história do Poder Judiciário e da magistratura paranaense desde 1974. A entrada é gratuita.
Entre outros destaques, o público pode conferir no local mobiliário e itens históricos que reconstituem um Tribunal do Juri da década de 1950, além de objetos pessoais de desembargadores e magistrados e objetos institucionais do TJPR, como esculturas, mobiliário e equipamentos.
Há ainda expositores temáticos que revelam itens da memória eleitoral do Estado, da época da escravidão, sobre a Guerra do Contestado e uma seleção especial de documentos e objetos que reconstituem parte da vida e da cultura paranaense dos séculos passados.
Temos dois tipos de exposições: a permanente, que é renovada anualmente, e a temporária”, explicou o Chefe de Divisão do Museu da Justiça, Marco Aurélio Bastos.
O acervo total do Museu, incluindo os itens que ficam na reserva técnica, é de aproximadamente oito mil documentos e processos, além de 400 objetos. “O Museu tem duas frentes de atuação: a preservação e divulgação da memória do judiciário paranaense e a pesquisa acadêmica”, informou.
Bastos também adiantou que já há duas exposições temporárias sendo preparadas para 2016, uma sobre os 100 anos do final da Guerra do Contestado e outra sobre a evolução tecnológica na Justiça.
Para esta, fizemos um levantamento no depósito do TJPR e estamos recuperando muitos objetos que já haviam sido descartados, como máquinas de escrever manuais e elétricas, e que serão expostos ao público”, disse Bastos.

1º Museu Judiciário do Brasil - O Museu da Justiça abriga a história do Poder Judiciário e da magistratura paranaense desde 1974. A inédita e pioneira inciativa foi do então presidente do TJPR, desembargador Edmundo Mercer Júnior.
Após ocupar outras sedes, o Museu da Justiça paranaense foi reinstalado, em 2011, na esplanada do prédio anexo do Tribunal, em espaço próprio, projetado para ser um centro dinâmico de atividades culturais.
Em 2010 foi criado o Museu Virtual do Tribunal, ampliando o acesso do público ao acervo e disponibilizando o catálogo de processos históricos. O Museu Virtual disponibiliza ainda o acesso remoto ao acervo histórico do Tribunal de Justiça.
São quadros de artistas paranaenses consagrados, esculturas, mobiliário, objetos, fotografias, documentos e processos históricos relacionados à história do Poder Judiciário do Paraná e de seus juízes e desembargadores. O endereço eletrônico é www.tjpr.jus.br/museu

O Museu está localizado na sede do TJPR, no Centro Cívico (entrada pela Rua Prefeito Rosaldo Gomes M. Leitão).e abre ao público de segunda a sexta-feira, das 13 às 17h, com entrada é gratuita. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário