quarta-feira, 25 de novembro de 2015

Pagu Leal revira sua memória em “Stand Up and Down #tentativa5”

Tudo começou com um desafio pessoal algum tempo antes de ultrapassar a “barreira dos 40”. Antes da festa de seu quadragésimo aniversário a atriz e dramaturga Pagu Leal começou a fazer um inventário em seus arquivos pessoais. O material era enorme, muitos diários, cadernos, moleskines, uma infinidade de fragmentos de cartas, poemas em guardanapos. Uma vida passada a limpo. Porém, o que transformou realmente esta investigação em peça, ou como a autora mesmo diz, em um “stand up and down”, foi o fato de que seus escritos eram, quase em sua maioria, estranhos à própria autora. Com a consultoria cênica de Rosana Stavis, Rafael Camargo, Andy Gercker, Silvia Monteiro, Dimis Jean Sores, Luis Carlos Pazello a peça estreou em fevereiro de 2015 e volta em cartaz dia 26 de novembro no mini Guaira para mais uma temporada, ou, para mais uma #tentativa.
“Stand up and down #tentativa5” é uma comédia sobre o envelhecer. Ou melhor, sobre o drama de não ser mais jovem. Crítica e muito bem-humorada, Pagu percorre fatos da sua vida, obras como o Banquete, artigos científicos, conselhos terapêuticos, ao mesmo tempo em que faz uma reflexão irreverente sobre o amor e sexo e as transformações destes com o passar dos anos.
O espetáculo foi concebido como uma confissão para amigos. “A minha vontade é descontrair, servir champagne para toda a plateia e colocá-la mais perto, mas há a limitação do espaço”, explicou Pagu. O risco, salientou, é parecer pretensiosa: “Estou sujeita, mas não queria que encarassem o texto como eu dando conselhos a alguém. Só acredito que do que vivemos ficam apenas as memórias, por isso todo mundo deveria contar as melhores histórias sobre si”.
Com dramaturgia, concepção e atuação de Pagu Leal, “Stand up and down #tentativa5” será encenada a partir desta quinta-feira (26) até dia 13 de dezembro, sempre de quinta a domingo, às 20h. Indicada para maiores de 14 anos, a peça tem ingressos custando R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia).


Nenhum comentário:

Postar um comentário