quinta-feira, 19 de novembro de 2015

MON oferece programação especial em comemoração aos 13 anos do museu

O Museu Oscar Niemeyer (MON) realizará a Semana de Aniversário do MON, de 22 a 29 de novembro, em comemoração aos seus 13 anos de atividades. Juliana Vosnika, diretora-presidente do MON, ressalta que toda a programação foi pensada para aprofundar o envolvimento dos visitantes com o museu. “O MON é um espaço de arte, cultura e aprendizado. Esta semana gostaríamos que o público comemorasse conosco esta data tão especial”, afirma.
No dia 22, domingo, às 11h, no miniauditório, como parte das ações da Semana da Consciência Negra, ocorre uma conversa com o fotógrafo Brunno Covello sobre o projeto “O Haiti é aqui”, com projeções de suas fotos no local. No mesmo horário, no Olho, haverá uma visita mediada com a Equipe da Ação Educativa da Bienal. Vale lembrar que todo domingo a entrada é franca das 10h às 13h.
Das 11h às 15h, a Equipe da Ação Educativa do MON coordena a oficina livre para os visitantes que queiram participar. A técnica é desenho, recorte e colagem, com a temática da sustentabilidade. No período da tarde, às 15h, a artista Katia Horn fará uma contação de histórias, no espaço da Ação Educativa.
O MON Café oferecerá nos 21 e 22, sábado e domingo, das 12h30 às 14h, um barreado harmonizado com cervejas artesanais paranaenses. O número de mesas é limitado, por isso é preciso fazer reserva pelo telefone 3350-4458. Além disso, haverá uma seleção de doces exclusivos.
Haverá, neste período, desconto de 20% em mais de 30 catálogos de exposições e artistas que já passaram pelo MON, como Anita Malfatti, Botero, Beatriz Milhazes, Paulo Leminski e Di Cavalcanti.
Na quinta, dia 26, às 19 horas, ocorre a abertura da exposição Colapso, com obras de três artistas paranaenses, e também o projeto Mais Música, às 20 horas.
No dia 29, domingo, além da entrada gratuita até as 13h, será feita uma mediação com a curadora Giceli Portela, às 11h, na exposição: “Artigas, nos pormenores um universo- centenário de João Vilanova Artigas”, Salas 4 e 5.
Entre 11h e 15h, será realizada uma oficina livre com a equipe da Ação Educativa, com o tema “Construção de maquete: casa dos sonhos”. Às 15h, o artista Sérgio Moura fará a oficina “A arte é um voo no sonho lúdico da humanidade”, utilizando a técnica de recorte e colagem. E às 16h, na sala 7, haverá uma mediação com o historiador do MON Ricardo Freire na mostra “A União Soviética através da câmera".
Os visitantes também podem conferir as outras mostras que integram a Bienal Internacional de Curitiba, além das exposições “Glück: o tempo e a imagem”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer”, “Pátio das Esculturas”, o projeto especial “Isolde Hötte, sua obra” e duas salas que contam com obras da coleção do Museu: “Histórias do Acervo MON – em aberto”.

MON - O Museu Oscar Niemeyer foi inaugurado em 22 de novembro de 2002. O projeto é de autoria do reconhecido arquiteto brasileiro que leva seu nome. O MON já realizou, ao longo destes 13 anos, mais de 300 exposições nacionais, internacionais e itinerantes. Com um total de 12 salas expositivas, a cada ano são realizadas cerca de 20 mostras, que juntas recebem um público superior a 300 mil visitantes.
Este ano o MON recebeu nomes importantes como: Wifredo Lam, Regina Silveira, Luiz Sacilotto, obras do acervo do Itaú Cultural, obras-primas do Japão, além de mostras do acervo, que conta com aproximadamente 3.500 peças.
Além das exposições, o MON conta com uma intensa programação cultural e realiza ações para o público toda semana. Em 2015, o museu ampliou o número de horas gratuitas, passando a oferecer entrada gratuita todos os domingos pela manhã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário