quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Semana interessante nos cinemas. Temos “Chico”, “Chatô”, o novo filme de Shyamalan e outras boas novidades

Oito estreias nesta semana cinematográfica. E os destaques ficam por conta dos documentários: “Chico - Artista Brasileiro”, “Samba & Jazz”, “Iván” e o falso documentário “A Visita”, com a assinatura de M. Night Shyamalan, o indiano que assombrou o mundo com “O Sexto Sentido”. Temos também a cinebio “Chatô, O Rei do Brasil”; o terror “Victor Frankenstein”, o drama “Três Lembranças da Minha Juventude” e a comédia “American Ultra - Armados e Alucinados”
Continuam em exibição “Aliança do Crime”, “007 Contra Spectre”, “Grace de Mônaco”, “Ponte dos Espiões”, “Goosebumps: Monstros e Arrepios”, “Ninguém Ama Ninguém... Por Mais de Dois Anos”, “Mistress América”, “Malala” e “Perdido em Marte”. Para as crianças, a animação russa “O Reino Gelado 2” e “Hotel Transilvânia 2”.
O clássico “Morangos Silvestres”, de Ingmar Bergman, retorna no Itau Cinemas. E temos três pré-estreias: as comédias “Bem Casados” e “Pegando Fogo” e o drama “O Cheiro da Gente”.

A VISITA - Novo thriller assinado pelo diretor indiano M. Night Shyamalan (“O Sexto Sentido”). Com elenco formado por Ed Oxenbould, Olivia DeJonge, Kathryn Hahn, Benjamin Kanes, tem o formato de "found footage", aqueles filmes centrados em falsos documentários, que invadiram os cinemas depois da década de 2000, na esteira do sucesso estrondoso de "A Bruxa de Blair" (1999). Este retrata a história perturbadora de dois irmãos que vão passar férias na fazenda de seus avós e, assim que descobrem que o casal de idosos está envolvido em algo assustador, percebem que as chances de voltar para a casa e à vida normal estão cada vez menores. Essa tensão logo ganha ares mais assombrosos a partir de um pedido simples feito aos irmãos: "Não saiam do quarto depois das 21h30".
Indicação etária: 12 anos

AMERICAN ULTRA: ARMADOS E ALUCINADOS - Comédia de ação dirigida pelo anglo-iraniano Nima Nourizadeh (“Projeto X”) e estrelada por Jesse Eisenberg, Kristen Stewart, Walton Goggins, Topher Grace, Connie Britton, John Leguizamo, Bill Pullman e Michael Papajohn. Mike Howell passa a maior parte de seu tempo se entorpecendo, trabalhando sentado atrás da caixa registradora de uma loja de conveniências e escrevendo um gibi que jamais será publicado sobre um macaco super-herói. Ele gostaria de, um dia, levar sua namorada e companheira Phoebe, para o Havaí - se um dia ele conseguir superar os inexplicáveis ataques de pânico que experiência toda vez que tenta sair da cidade. Sem que ele tenha qualquer memória sobre o fato, Mike é, na verdade, um agente da CIA altamente treinado e mortal. Num piscar de olhos, enquanto seu passado secreto volta à tona, ele se vê em meio a uma operação mortal do governo e é forçado a convocar o herói de ação interior para sobreviver.
Indicação etária: 16 anos

CHATÔ: O REI DO BRASIL - Polêmica cinebiografia de Assis Chateaubriand que levou cerca de 20 anos em produção. Baseado em livro homônimo de Fernando Morais, foi dirigido pelo ator Guilherme Fontes e tem no elenco os globais Marco Ricca, Andréa Beltrão, Paulo Betti e Leandra Leal, entre outros. Chatô (1892 -1968) foi o primeiro magnata das comunicações no Brasil, destacando-se entre o final dos anos 1930 e início dos anos 1960. Chegou a ser chamado de Cidadão Kane brasileiro. Fundador dos Diários Associados, da TV Tupi e do Museu de Arte de São Paulo, foi senador da República e tinha uma relação próxima e polêmica com o presidente Getúlio Vargas.
Indicação etária: 14 anos

CHICO: ARTISTA BRASILEIRO - Personagem fundamental da cultura brasileira nos últimos 50 anos, autor, dramaturgo e compositor de uma extraordinária coleção de canções que habitam o imaginário coletivo do país, Chico Buarque dialoga com a própria memória neste filme de Miguel Faria Jr. (“Vinícius”). O longa tem como um dos eixos a descoberta do irmão alemão de Chico. “É um artista revisitando a sua própria história do ponto de vista da maturidade”, resume o diretor.  Além do próprio Chico, há a participação de intérpretes tradicionais de sua obra, como Ney Matogrosso, Monica Salmaso, Adriana Calcanhotto e Mart’nália.
Indicação etária: 10 anos

IVÁN - Documentário de estreia do diretor/roteirista Guto Pasko, baseado nos diários escritos pelo refugiado ucraniano Iván Bojko, que durante a Segunda Guerra Mundial foi tirado à força de seu país por nazistas, realizou trabalhos forçados na Alemanha, imigrou para o Brasil, foi impedido de fazer contato com sua família, e após 68 anos retornou à Ucrânia, aos 91 anos, em um reencontro com o seu país, sua família e seu passado.
Indicação etária: 14 anos

SAMBA & JAZZ - Documentário nacional que marca a estreia do fotógrafo Jefferson Mello na direção. A geografia os separa: um brasileiro, o outro americano. Os instrumentos musicais também são diferentes. Mas há algo mágico e ritmico que une o samba e o jazz. E para mostrar essa semelhança, o olhar de quem entende do assunto. Mas com um diferencial: o sambista estará em Nova Orleans e o jazzista no Rio de Janeiro. Não importa a distância, os dois têm algo em comum: a paixão pela música e pelas manifestações populares que se desenvolvem nos mundos do Samba e do Jazz.
Indicação etária: Livre

TRÊS LEMBRANÇAS DA MINHA JUVENTUDE - Drama dirigido pelo francês Arnaud Desplechin (“Terapia Intensiva”) e estrelado por Quentin Dolmaire, Mathieu Amalric, Dinara Drukarova, Lou Roy-Lecollinet e Cécilo Garcia-Fogel. Paul Dédalus se prepara para deixar o Tajiquistão. Ele se lembra da infância em Roubaix, do ataque de loucura da mãe, do laço que o unia ao irmão Ivan, uma criança devota e violenta. Lembra-se de fazer 16 anos, da viagem de seu pai à URSS, onde, em uma missão clandestina, deu a própria identidade a um jovem russo. Lembra-se também de si mesmo aos 19 anos, da irmã Delphine, do primo Bob, das festas com Pénélope, Mehdi e Kovalki, o amigo que ainda o trairia. Lembra-se dos anos como estudante em Paris e da vocação para a antropologia. Acima de tudo, Paul se recorda de Esther, o coração da sua vida.
Indicação etária: 16 anos

VICTOR FRANKENSTEIN - Versão contemporânea da famosa obra de Mary Shelley, dirigida pelo inglês Paul McGuigan (“Xeque-Mate”) e estrelada pelos conhecidos James McAvoy e Daniel Radcliffe. O radical cientista Victor Frankenstein e seu igualmente brilhante pupilo Igor Strausman compartilham uma visão nobre de ajudar a humanidade através de sua pesquisa inovadora sobre a imortalidade. Mas as experiências de Victor vão longe demais, e sua obsessão tem consequências terríveis. Apenas Igor pode trazer seu amigo de volta da beira da loucura e salvá-lo de sua criação monstruosa. Jessica Brown Findlay, Andrew Scott, Mark Gatiss, Freddie Fox, Louise Brealey e Daniel Mays completam o elenco.
Indicação etária: 12 anos
Veja o trailer 

Nenhum comentário:

Postar um comentário