terça-feira, 10 de novembro de 2015

Livro sobre o crime do Morro do Boi conta o antes e depois das vítimas

Nesta quarta-feira, dia 11, às 19h30, será lançado na Livrarias Curitiba do Shopping Estação, o livro "Morro do Boi, das Sombras à Esperança", que conta a história de Osíris Del Corso e Monik Pegorari de Lima, vítimas do que ficou conhecido como crime do Morro do Boi, que ocorreu em Caiobá, litoral do Paraná, em  Janeiro de 2009.
O livro, escrito por Mirian Paz de Almeida, relata não apenas a tragédia que se abateu sobre Osíris e Monik, mas também a superação das famílias e a luta de Monik para voltar a andar.
No livro, Mirian conta que Osíris, durante sua curta existência, trabalhou em favor dos menos favorecidos e criou projetos sociais e ambientais. "Divulgar o seu legado de paz e a continuidade do seu trabalho é mais um dos objetivos da publicação”, e completa, “Monik, com seu espírito determinado e paixão pela vida, acorda cedo para transformar o seu sonho em realidade: voltar a andar”.
Monik está morando em João Pessoa, e desde 2009 tem feito diversos tratamentos, como fisioterapia motora, fisioterapia urológica, musculação, eletrochoque e apiterapia. "Minha rotina é de 6 horas por dia durante todos os dias da semana em duas clínicas e também em casa, sendo o custo mensal desses tratamentos em torno de seis mil reais.", diz
Conforme Ísis, irmã do Osíris e médica, "hoje a Monik consegue travar os joelhos, o que é fundamental para a marcha. Adicionalmente, estão sendo preservadas a musculatura e a parte óssea que são vitais para receber qualquer tipo de tratamento, além de prevenir o surgimento de outras doenças como osteoporose, perda de massa muscular, problemas circulatórios, entre outros. Por outro lado, é difícil especificar qual o tratamento adequado ao caso, por ainda não existir um tratamento definitivo que faça alguém voltar a andar. A esperança reside nos pesquisadores, que estão sempre trabalhando e testando novas terapias, seja no Brasil ou no exterior", diz.
Monik comenta que está sempre atenta para todas as novidades que são divulgadas sobre o estado dela. "Recentemente, fiquei muito entusiasmada com a divulgação de um tratamento inovador desenvolvido na França e que está sendo aplicado pela Escola Paulista de Medicina, com resultados muito positivos em outro paciente, que conseguiu dar os primeiros passos. Mas quando surge um tratamento novo, ou não é liberado por estar em fase de pesquisa, ou o custo é altíssimo como, por exemplo, esta nova técnica no Brasil, que custa aproximadamente R$ 600.000,00", completa.
O livro "Morro do Boi, das Sombras à Esperança", além de contar a história do casal antes e depois daquele dia fatídico, também tem como objetivo arrecadar verba para ajudar nos custos de algum tratamento inovador para Monik.

Nenhum comentário:

Postar um comentário