sexta-feira, 5 de março de 2010

Arte naïf na Sala do Artista Popular

O Naïf sob Dois Olhares é o tema da exposição que abre nesta terça-feira, dia 9, as 18h30, na Sala do Artista Popular (R. Saldanha Marinho, s/nº - anexo a Secretaria de Cultura). Na ocasião serão apresentados trabalhos de pintura e cerâmica dos artistas Antônio Carlos Rigatto (Psilito) e Valdir Andrade, respectivamente. Com temas e técnicas diferentes, a mostra tem em comum a linguagem naif dos expositores que se caracteriza pela simplicidade e pela ausência de academicismo.

Antônio Carlos Nascimento, ou Psilito, apresenta ao público curitibano 10 obras – todas em acrílico sobre tela. O artista vai mostrar sua produção mais recente que envolve temas como carnaval, o desfile de Sete de setembro, paisagens do pantanal, a lenda da sereia Iara (lenda do boto cor de rosa) e os Dragões da Independência (guarda do imperador D. Pedro I).

Valdir Cordeiro de Andrade vai apresentar na Sala do Artista Popular uma pequena retrospectiva de sua carreira. Suas esculturas em cerâmicas representam casas, bichos, entre outros temas. “São obras que produzi em várias fases da minha vida”, conta o artista. Com tamanhos variados, entre 15 e 40 cm, seu trabalho surge espontaneamente. “Eu gosto de criar. É o que eu sei fazer e sempre fiz. Na hora de criar não tem lógica, as idéias vão surgindo e eu vou moldando. É um dom de Deus”, explica.

A exposição tem entrada franca e permanece em cartaz até o dia 13 de junho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário