sexta-feira, 19 de março de 2010

A bossa renovada de Paula Morelenbaum

O álbum "Bossarenova" contempla o primeiro encontro da cantora Paula Morelenbaum com a SWR Big Band de Stuttgart, Alemanha - que é formada por dezesseis fantásticos músicos de sopro e quatro de base - tem produção e arranjos de Ralf Schmid, e traz uma concepção sonora do século 21 para as canções da bossa nova.

O próprio título "Bossarenova" já descreve a abordagem feita por Ralf Schmid, que restaura com a ajuda de Paula Morelenbaum e da SWR Big Band, obras da época da Bossa-Nova, preservando suas estruturas. Paula Morelenbaum interpreta peças atemporais como "Águas de Março" e "Chovendo na Roseira", de Antonio Carlos Jobim, "Mas Que Nada" e "Vem Morena", de Jorge Benjor, "Tarde em Itapuã", de Toquinho e Vinicius de Moraes, e resgata a bela "Tempo de Amor", de Baden Powell e Vinicius. Além desses obras primas bossa-novistas, eles fazem uma releitura de composições clássicas de Robert Schumann, Heitor Villa-Lobos, “Modinha”, ou mesmo de Lennon & McCartney em "Blackbird".

Se em princípio, a junção entre a bossa nova – que presa pela simplicidade, a voz e o violão, com exceção para arranjos de cordas muito leves – e uma Big Band (que muitos classificam como uma formação pesada) poderia soar díspar, o resultado aponta para o extremo oposto. Ao invés de desvirtuar as essências de ambas, uma se alimenta da outra num resultado único e harmonioso.

O cd “Bossarenova” que foi gravado parte em Stuttgart, parte no Rio de Janeiro, em 2009, tem a participação especial do trompetista alemão Joo Kraus, renomado solista de jazz, e dos brasileiros Jaques Morelenbaum, Lula Galvão, Portinho além do pianista e arranjador Ralf Schmid, e agora é lançado no Brasil pela Biscoito Fino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário