quarta-feira, 24 de março de 2010

Charges e caricaturas curitibanas em exposição na Casa Romário Martins

A partir desta sexta-feira (26), Curitiba volta a contar com um de seus mais tradicionais espaços de exposição, especialmente dedicado a divulgar a história da cidade. Depois de passar por obras de restauração, a Casa Romário Martins (Largo da Ordem) reabre às 19h com uma exposição e lançamento de um boletim que retrata o universo das charges e caricaturas em Curitiba na primeira metade do século passado.

“Factos da actualidade: Charges e caricaturas em Curitiba, 1900 – 1950”, escrito pelas pesquisadoras Aparecida Vaz da Silva Bahls e Mariane Cristina Buso, é uma edição especial da série Boletim Casa Romário Martins, publicada pela Fundação Cultural de Curitiba. Ele apresenta o resultado de pesquisas iniciadas em 2006, com o resgate de um rico material que retrata uma época pelo traço de importantes chargistas.

Com base no acervo da Fundação Cultural de Curitiba, as autoras complementaram suas pesquisas nos acervos da Biblioteca Pública do Paraná e do Museu Paranaense. Nessa trajetória, levantaram mais de setecentas imagens, tendo como ponto de partida as obras de João Pedro, o Mulato. O trabalho desdobrou-se nas charges e caricaturas das revistas, culminando com as criações de Alceu Chichorro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário