quinta-feira, 4 de março de 2010

Caixa apresenta espetáculo baseado em best seller

A Caixa Cultural Curitiba apresenta, de sexta (5) a domingo (7), a peça "Palavras na Brisa Noturna". O espetáculo é baseado no best seller internacional "As Boas Mulheres da China", de Xinran Xué, que retrata o drama das mulheres chinesas.

A montagem é livremente inspirada em cinco relatos verídicos do livro, que são adaptados para os dramas das mulheres do mundo do século XX. Apresenta cinco monólogos feitos por diferentes atrizes, que abordam a violência, conflitos pessoais, sexualidade, opressão, dentre outros sentimentos e situações.

A jornalista Xinran Xué, nascida em 1958 em Beijing, apresentou um programa de rádio na China, um país onde poucas mulheres conseguem visibilidade e espaço na mídia, de 1989 a 1997. Xué abriu espaço e deu voz, ainda que com determinadas limitações, a uma China feminina e calada ao longo dos anos. O programa "Palavras na Brisa Noturna" apresentou diversos relatos sobre a vida íntima daquelas mulheres, violência familiar, opressão e homossexualismo, inspirando o livro "As Boas Mulheres da China".

Esta é a primeira adaptação do livro para o teatro. O diretor Fábio Porchat selecionou cinco dos relatos apresentados no livro e escreveu os monólogos adaptando-os para as situações cotidianas vividas pelas mulheres do mundo todo, apesar de referências visuais remeterem a China, como roupas e cenário vermelhos.

A peça é estrelada por Patrícia Vazquez, Cris Rudolph, Pollyanna Rocha, Fernanda Maia e Regina Gutman, que se apresentam com apenas uma unha das mãos pintada como homenagem a Xinran Xue. A jornalista chinesa adotou o costume para atrair a atenção das pessoas e descobrir histórias emocionantes em um país de mulheres caladas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário