domingo, 21 de março de 2010

Christie's atribui valor recorde a Picasso da fase azul

A casa Christie's atribuiu um valor recorde a uma importante tela de Pablo Picasso pintada durante a sua celebrada "fase azul", e que irá a leilão em 23 de junho em Londres.

"Retrato de Ángel Fernández de Soto (O Bebedor de Absinto)", de 1903, deve alcançar de 30 a 40 milhões de libras (US$ 45 a 60 milhões), maior estimativa pré-venda já feita para uma obra de arte leiloada na Europa.

Em fevereiro, num leilão da concorrente Sotheby's, uma escultura de Giacometti foi arrematada por 104,3 milhões de dólares, batendo o recorde de um Picasso vendido por 104,2 milhões de dólares em Nova York em 2004.

O anúncio do leilão de junho mostra a crescente confiança na recuperação do mercado da arte, depois da forte contração ocorrida durante a crise financeira global.

O quadro a ser leiloado mostra um homem sentado, segurando um copo de absinto e um cachimbo, cuja fumaça se eleva fazendo voltas. A tela atualmente pertence ao compositor Andrew Lloyd Weber, e a renda será destinada a uma fundação dele que promove as artes e a cultura na Grã-Bretanha.

A mesma obra quase foi leiloada em novembro de 2006 pela Christie's, mas a venda foi cancelada na última hora porque um indivíduo contestou sua posse legítima, alegando que o quadro havia sido roubado da sua família por nazistas.

Em nota, a Christie's disse que essa contestação já foi resolvida e que os reclamantes retiraram suas queixas, liberando a fundação de Weber para vender a tela.

Nenhum comentário:

Postar um comentário