quarta-feira, 24 de março de 2010

Mostra francesa de cinema faz homenagem ao teatro

Neste mês em que as artes se voltam para comemorar o Dia Universal do Teatro, 21 de março, o cinema também rende sua homenagem a esta que é uma das mais antigas diversões da humanidade. Os mais belos filmes sobre teatro produzidos na França vão ser exibidos na Cinemateca de Curitiba (Carlos Cavalcanti, 1174) do dia 26 de março a 1º de abril, numa realização da Fundação Cultural de Curitiba e da Embaixada da França no Brasil, por meio da sua Cinemateca, juntamente com a instituição Cultures France.

A mostra "Do Palco à Tela”, a partir da produção de renomados diretores franceses como Patrice Chéreau, traz, gratuitamente a Curitiba, gravações de espetáculos teatrais adaptados para o cinema, além de documentários sobre o teatro. É a essa arte milenar, que nos proporciona entrar na vida de um personagem, faz rir e chorar, vivenciar tragédia e comédia, que a Cinemateca mostra seu encantamento e faz questão de homenagear.

O filme que abre a mostra chama-se Uma outra sólida, documentário de 1996, com 78’, que retrata essencialmente o processo de concepção e elaboração da terceira encenação de Patrice Chéreau para Dans la solitude dês champs de cotton (Na Solidão dos Campos de Algodão), de Bernanrd Marie Koltés. Escrita em 1986, o autor francês, como em outras obras, tematiza a solidão.

A programação completa da mostra você confere no site da Fundação Cultural de Curitiba.

Nenhum comentário:

Postar um comentário