segunda-feira, 8 de março de 2010

Mulheres ocupam posição de destaque em lista de mais vendidos

Firmar-se entre os mais vendidos de qualquer categoria é um feito para qualquer escritor. Emplacar toda a sua série ao mesmo tempo ou conquistar os primeiros lugares na semana do lançamento é um feito ainda maior. E, nos últimos anos, tem sido mulheres a conquistar essa marca.

No final dos anos 90, J. K. Rowling arrebatava todas as vendas assim que um novo volume de Harry Potter chegava às livrarias. Stephanie Meyer (foto) e seus vampiros ocuparam as quatro primeiras posições durante semanas. "Amanhecer", livro que fecha a saga, foi diretamente para o primeiro lugar.

Esta semana, L. J. Smith conquistou o quarto lugar com o lançamento de "Diários do Vampiro: A Fúria". Os dois primeiros volumes da série também figuram na lista: "O Despertar" em sétimo e "O Confronto" em oitavo. Meyer ainda mantém a sua presença com "Amanhecer" em terceiro e "Eclipse" em sexto.

Outras mulheres aparecem nas categorias de não ficção e autoajuda. Na primeira, Elizabeth Gilbert figura como a número um durante semanas com o seu "Comer, Rezar, Amar". Além dela há Ana Beatriz Barbosa Silva, autora de "Mentes Perigosas", e Ana Maria Braga com o livro comemorativo "Mais Você 10 Anos ".

Já em autoajuda, Zíbia Gaspareto e o seu mais recente título, "Se Abrindo pra Vida", ocupou rapidamente o topo da lista e tem se mantido desde então. "Por que os Homens Amam as Mulheres Poderosas?", de Sherry Argov, é outro fruto de trabalho feminino que tem destaque por tempo de permanência nas listas.

Com as sagas inacabadas e filmes a serem lançados, elas prometem manter-se entre os best-sellers por mais tempo (Folha Online).

Nenhum comentário:

Postar um comentário