sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Biblioteca apresenta a mostra “Escritores Afrodescendentes no Cinema Brasileiro”

A Biblioteca Pública do Paraná, em parceria com o Museu da Imagem e do Som (MIS), exibe 4 longas-metragens na mostra Escritores Afrodescendentes no Cinema Brasileiro. As exibições acontecem às quintas-feiras, às 15h, no auditório Paulo Garfunkel. A entrada é franca.
Na abertura desta quinta-feira (5) será exibido “Memórias Póstumas de Brás Cubas”, adaptação de André Klotzel para o clássico romance de Machado de Assis. “Policarpo Quaresma, Herói do Brasil”, da obra de Lima Barreto; dirigido por Paulo Thiago, é a atração do dia 12. “Macunaíma”, do livro de Mario de Andrade; com direção de Joaquim Pedro de Andrade; e “Cidadede Deus” (foto), da obra de Paulo Lins; direção de Fernando Meirelles, são os filmes programados para os dias 19 e 26.
O diretor do MIS-PR, o também cineasta Fernando Severo, afirma que, se é escasso o número de escritores afrodescendentes de destaque na literatura brasileira, menor ainda é o número daqueles cuja obra chegou às nossas telas. “Para dar alguma relevância numérica a esse fator, é necessário que se inclua entre eles os autores cuja ascendência negra foi omitida, obscurecida ou minimizada anos a fio, como é o caso de Machado de Assis e Mário de Andrade”, comenta.

De acordo com Severo, essa mostra é uma oportunidade para o público refletir a respeito de questões nem sempre discutidas no cotidiano. “Uma questão essencial nesse panorama é o fato de que nenhum filme adaptado a partir de obras dos escritores citados foi dirigido por cineastas afrodescendentes”, observa Severo, completando que “evidentemente, essa presença desproporcional da cultura negra na literatura e no cinema brasileiros reflete o racismo velado ou explícito que permeia a nossa história”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário