terça-feira, 17 de maio de 2016

Garoto viaja para período do renascimento em espetáculo infantil na Caixa Cultural

A Caixa Cultural Curitiba apresenta o espetáculo infantil A pulga do arquiteto, nos dias 21 e 22 de maio. Utilizando elementos do circo e dança, a peça é uma viagem ao Renascimento, com suas descobertas e invenções contadas por uma divertida dupla de personagens. Em uma noite em seu quarto, o estudioso garoto Pippo está sem sono e se recusa a dormir – prefere ler seus livros de História.
Ele, que sonha em ser inventor, acaba recebendo a visita da personagem Pulga, um inseto à procura de alguém para construir uma casa para ela. O menino se inspira no italiano Filippo Brunnelleschi (1377-1446) e suas invenções que marcaram o início do Renascimento - é dele o Domo da Catedral Santa Maria del Fiori, um marco da arquitetura - e aceita o desafio de Pulga.
Para isso, embarcam em uma viagem para Roma, onde grandes construções ainda guardam segredos do Antigo Mundo. A dupla se perde no caminho e sua expedição acaba dando uma passadinha até mesmo na China. Para conseguir alcançar o objetivo, precisam elaborar vários projetos e traspor obstáculos na jornada, fazendo alusão a várias passagens do Renascimento, como as Grandes Navegações, a invenção do Veículo Anfíbio e a descoberta da Perspectiva. Um telão no fundo do palco ajuda a contar a história, exibindo os desenhos rabiscados por Pippo, além de fotos e mapas dos locais por onde passam.
O cenário, que vai se transformando no decorrer da narrativa, é todo suspenso. O recurso propicia cambalhotas, giros e saltos dos personagens, movimentos acrobáticos típicos da Cia. Linhas Aéreas, responsável pelo espetáculo. A direção é de Débora Dubois, com texto de Paulo Rogério Lopes. O elenco é formado pelas atrizes Isabela Graeff e Ziza Brisola.

Teatro com movimentos circenses - A Companhia Linhas Aéreas foi fundada em 1998 e tem como pesquisa o diálogo entre diferentes discursos artísticos ligados ao movimento expressivo e ao uso do corpo e da imagem como narrativa. Cenicamente, trabalha a junção das linguagens do teatro, do circo e da dança. Criou e produziu 13 espetáculos e recebeu prêmios importantes como Shell de Teatro, Petrobrás Cultural, Fomento ao Teatro, ProAC, Myriam Muniz/Funarte e Fomento à Dança, entre outros. Esteve no Fringe Festival de Edimburgo (Escócia) com a peça Plano B.

Livre para todas as idades, “A Pulga do Arquiteto” será encenada no sábado, às 15h e 18h e no domingo, às 15h, com ingressos custando R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia, conforme legislação e correntistas que pagarem com cartão de débito Caixa). A compra pode ser feita com o cartão vale-cultura. Mais informações: 2118-5111.

Nenhum comentário:

Postar um comentário