quarta-feira, 18 de maio de 2016

Orquestra Sinfônica do Paraná realiza concerto na 12ª Semana da Europa

Neste sábado (21), às 20h30, e domingo (22), às 18h, a Orquestra Sinfônica do Paraná se apresenta sob a regência do maestro Marcos Arakaki e participação da soprano Vedrana Šimić, no Guairinha. O evento integra a 12º edição da Semana da Europa, promovido pela Eunic Brasil – Associação dos Institutos Culturais e Embaixadas de países da União Europeia e a Delegação da União Europeia no Brasil.
Para o concerto, o maestro paulista Marcos Arakaki vai apresentar um programa especial, que inclui obras de grandes compositores escritas para voz feminina: “Sinfonia n° 5”, em Si Bemol Maior, D. 485, de Franz Schubert; “Canções Wesendonck”, de Richard Wagner e “Canções Para um Companheiro Errante”, de Gustav Mahler.
A interpretação será da solista Vedrana Šimić, natural da Bósnia Herzegovina, convidada da Eunic Brasil. Šimić Vedrana já interpretou diversos papéis em estreias mundiais, entre eles o de Danica na ópera “A Imperatriz Balcânica”, de Sarno, no Teatro Nacional de Montenegro; e Alania, na ópera “Marco Polo”, de Zanettovich, estreada no Teatro Nacional Croata, em Rijeka. Ganhou duas vezes o prêmio de melhor atuação feminina do Teatro Nacional Croata. Cantou com a Sarajevo Philarmonic no Golden Hall of the Musikverein, em Viena. Como solista, atuou na Croácia, Áustria, Eslovênia, Bósnia, Hungria, Irlanda, Sérvia, Montenegro, Albânia.
No Brasil a cantora se apresentou oito vezes com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, em Brasília, sob a regência do maestro Cláudio Cohen e no ano passado também participou da Semana da Europa, com a mesma orquestra, sob a regência de Maximino Zumalave.
Além das peças apresentadas por Šimić Vedrana, a Orquestra Sinfônica do Paraná vai executar “Variações Sobre um Tema de Joseph Haydn”, Op. 56ª, do compositor Johannes Brahms, obra que encerra o concerto.

MAESTRO - Marcos Arakaki é regente associado da Orquestra Filarmônica de Minas Gerais, desde 2011. Já regeu a Orquestra Sinfônica do Paraná em outras ocasiões. Colaborou por quatro temporadas (2007-2010) com a Orquestra Sinfônica Brasileira, como regente assistente, realizando diversas turnês nacionais e a gravação da trilha sonora para o filme Nosso Lar, composta por Philip Glass.
Além de realizar estreias mundiais de mais de 40 obras para orquestra, colabora, nos últimos dez anos, na formação de novas plateias e na difusão da música de concertos em mais de 70 cidades brasileiras, através de turnês e apresentações em praças, parques e concertos didáticos.

PROGRAMAÇÃO - A Semana da Europa chega à sua 12ª edição com uma ampla programação cultural na capital paranaense. A realização é da Delegação da União Europeia no Brasil e da Eunic Brasil - Associação dos Institutos Culturais Oficiais e das Embaixadas dos Países da EU.
As diversas atividades foram pensadas para que, com os nossos amigos brasileiros, possamos partilhar ideias sobre a Europa e o papel dela no mundo, além das relações da União Europeia e do Brasil”, afirma João Cravinho, embaixador da União Europeia no Brasil.
A Semana da Europa é celebrada desde 2005 para marcar a passagem do Dia da Europa, comemorado em 9 de maio e criado para lembrar a paz e a unidade no continente. A data assinala o aniversário da histórica Declaração Schuman, apresentada em Paris, em 1950, em discurso de Robert Schuman, então Ministro de Negócios Estrangeiros da França.

Indicado para maiores de 7 anos, este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná tem ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário