sexta-feira, 13 de maio de 2016

Lançamento de livro sobre as memórias dos desbravadores na Gruta do Bacaetava

Neste sábado (14) será lançado o livro “Memórias dos Desbravadores de Cavernas do Paraná”, que reúne histórias marcantes de voluntários do Grupo de Estudos Espeleológicos do Paraná (GEEP-Açungui).
O evento será o primeiro do gênero a acontecer dentro de uma caverna: o local escolhido para o lançamento é a Gruta do Bacaetava, em Colombo (PR), que abrigará exposição fotográfica histórica do grupo, apresentação musical, contação de história e exibição de obras artísticas.
Organizado pela bióloga e espeleóloga Gisele C. Sessegolo e com ilustrações da artista plástica Birgitte Tümmler, a obra conta com 97 histórias escritas por 52 espeleólogos de diferentes gerações. O livro comemora os 30 anos do GEEP, que desenvolveu um trabalho ímpar no Paraná, tendo registrado cerca de 250 cavernas ao longo dos anos.
Fechado para convidados, e com o apoio da Prefeitura Municipal de Colombo, o lançamento contará com a exposição dos desenhos criados exclusivamente para o livro por Birgitte Tümmler, espeleóloga do grupo, e de obras da escultora Desireé Sessegolo, além da exibição histórica de mapas e documentos do GEEP e da Gruta do Bacaetava.
Depois, será feito um segundo lançamento do livro, desta vez aberto ao público, acontece no dia 5 de junho, no Museu Alfredo Andersen, em Curitiba.

O grupo - O GEEP-Açungui é uma organização sem fins lucrativos, fundada em março de 1986, que visa o estudo e a preservação de cavernas. Ao longo dos anos a entidade se tornou a mais expressiva no trabalho espeleológico do Paraná, tendo catalogado cerca de 250 cavernas.
Dentre os trabalhos de maior destaque da entidade, encontram-se a Gruta da Lancinha e Gruta do Bacaetava, que graças à equipe encontram-se inseridas em áreas protegidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário