sexta-feira, 20 de maio de 2016

Lina Faria e Nair Kremer promovem atividades ao público no MON

O Museu Oscar Niemeyer (MON) promove neste domingo (22) oficina “Da natureza para a arte, da arte para a natureza”, com a artista convidada Nair Kremer, das 15h às 17h. A oficina faz parte da programação da 14º Semana Nacional de Museus. Além disso, às 15h, haverá uma mediação com a equipe da Ação Educativa na área externa, sobre a arquitetura de Niemeyer e o entorno do Museu.
Na quarta-feira (25), a programação inclui a palestra “Retrato e Autorretrato”, com a artista Lina Faria. A palestra acontecerá às 15h no miniauditório do Museu, com capacidade para 50 pessoas.
Além da oficina e palestra com as artistas, a programação dos dois dias conta com uma oficina livre de desenho de observação na sala de oficinas (subsolo). No domingo a oficina acontece das 11h às 14h, e na quarta-feira, das 11h às 17h.
Todos os domingos e quartas-feiras o Museu Oscar Niemeyer (MON) oferece programação especial ao público. No Domingo + Arte, o museu fica aberto até as 18h e os ingressos custam R$ 12 e R$ 6 (meia-entrada). Já na quarta-feira a entrada é gratuita no museu das 10h às 18h. A retirada de ingressos é até as 17h30 em ambos os dias.
Os visitantes ainda podem conhecer as exposições: “MAC/MON - um diálogo”, “Olhar InComum: Japão Revisitado”, “Prêmio Objeto: Brasil”, “Moderna para Sempre”, “Nos pormenores um universo - Centenário de Vilanova Artigas”, “Obras sob guarda do MON”, “Histórias do acervo MON - em aberto”, “Museu em Construção”, “Cones”, “Espaço Niemeyer” e “Pátio das Esculturas”.

SOBRE AS ARTISTAS - Nair Kremer nasceu em São Paulo, em 1938, é arte-educadora, arteterapeuta e artista plástica. Sempre considerou a arte como um exercício cotidiano, inclusive no hábito de registrar constantemente as alegrias de sua vida em família.
Graduada em Química Industrial pela Universidade Mackenzie (1959), Nair mudou-se para Israel em 1961, onde exerceu sua profissão. Em 1969, a pintura, que estava sempre à sombra de seus interesses, passa para o primeiro plano. É convidada a participar de exposições tanto em Israel como fora do país. Ainda autodidata, fez parte de um grupo nacional que reunia nomes como Dani Karavan e Menashe Kadishman, entre outros, que trabalhavam com a interferência na natureza e nos centros urbanos, criando um movimento análogo ao Land Art que se desenvolvia na Europa e nos Estados Unidos.
De 1978 a 1982, Nair estudou na The Art Teachers Training College, em Israel. Entre 1973 e 1975 retorna ao Brasil. Realizou exposições individuais na Bienal Internacional (1985 - SP), MASP (SP), MAM (SP), MAC (SP), Museu das Américas (Washington DC - USA), Viatar Museu (Budapeste - Hungria), Ein Harld (Israel), Grey Art Gallery (NY - USA), Berlim - Alemanha, Aichi- Japão entre outros.
Lina Faria nasceu em Nova Esperança (PR), em 1955. É fotógrafa autoral e pesquisadora formada em Comunicação Social pela UFPR. Em São Paulo (SP), trabalhou como fotógrafa e laboratorista nas agências MPM Propaganda e Gang Publicidade.
Em Curitiba, trabalhou para a agência Zap Fotografia, TV Educativa, Instituto de Pesquisa e Planejamento de Curitiba, Teatro Guaíra, Palácio do Governo e Prefeitura Municipal, entre outros. Também foi editora de fotografia do jornal “O Estado de Mato Grosso”, em Cuiabá. Dentre as exposições individuais que realizou, estão “Direitos Humanos - Fotografia de Cidadãos e sua Mobilidade”, no Salão de Exposição do Tribunal de Contas, em Curitiba (2013), e “Prisão Feminina - O Lar enquanto Prisão, a Prisão enquanto Lar”, no Museu Celarg, em Caracas - Venezuela (2002). Suas fotografias fazem parte da coleção do Museu da Fotografia, em Curitiba, e do Itaú Cultural. Ganhou o Prêmio de Fotografia Estado do Mato Grosso, em 1990, e o Prêmio Marc Ferrez de Fotografia, em 1998.

Mais informações: 3350-4400 ou www.museuoscarniemeyer.org.br.

Nenhum comentário:

Postar um comentário