segunda-feira, 16 de maio de 2016

Museu Oscar Niemeyer participa da 14ª Semana Nacional de Museus

O Museu Oscar Niemeyer participa da 14ª Semana Nacional de Museus, entre os 17 e 22 de maio. Realizada anualmente, a Semana celebra o Dia Internacional de Museus (18 de maio) e em 2016 terá a participação de 1.236 museus e instituições culturais brasileiras. Os participantes são convidados pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) a trabalhar um tema inspirador. Nesta edição a escolha foi por “Museus e paisagens culturais”.
A participação do Museu Oscar Niemeyer começa na terça-feira (17) com a oficina “Casa dos Sonhos”, das 15h às 16h, inspirada nas obras de Niemeyer, Artigas e Burle Marx. Na quarta-feira (18), acontece uma oficina livre de desenho e aquarela a partir de imagens antigas de Curitiba, além da vivência artística “Interferência na Paisagem”, que traz um diálogo com a pintura, das 15h às 16h30.
A Semana Nacional de Museus continua na quinta-feira (19) no MON, com o passeio fotográfico “Olhar através da câmera”, das 15h às 16h. Na sexta-feira (20), acontece a dinâmica artística “Paisagem Coletiva”, com módulos de papelão, também das 15h às 16h. A programação continua no domingo (22) com a oficina “Da natureza para a arte, da arte para a natureza”, com a artista Nair Kremer, das 15h às 17h.
As vagas para as atividades são limitadas e será cobrada apenas a entrada ao museu, sem custo para participação nas ações. Maiores de 60 anos e menores de 12 anos têm entrada franca. Mais informações pelo telefone 3350-4468 ou pelo site www.museuoscarniemeyer.org.br.

SOBRE A ARTISTA - Nair Kremer nasceu em São Paulo, em 1938. Arte educadora, arte terapeuta e artista visual, sempre tomou a arte como um exercício cotidiano, inclusive no hábito de registrar constantemente as alegrias de sua vida em família.
Em 1959, Nair graduou-se em Química Industrial pela Universidade Mackenzie. Dois anos depois, mudou-se para Israel e se estabeleceu no Kibutz BrorChail, onde exerceu sua profissão, além de cumprir as atribuições próprias da vida kibutziana.
Em 1969, a pintura que estava sempre à sombra de seus interesses, passa para o primeiro plano. A artista é chamada para participar de exposições tanto em Israel como fora do país. Nessa época, embora continuasse autodidata, fez parte de um grupo nacional que reunia nomes como Dani Karavan e Menashe Kadishman, entre outros, que já trabalhavam com a interferência na natureza e nos centros urbanos, criando um movimento análogo ao Land Art que se desenvolvia na Europa e nos Estados Unidos.
Nair fez seus estudos formais de 1978 a 1982 em The Art Teachers Training College, Israel, obtendo grau equivalente à pós-graduação em escultura. Retornou ao Brasil entre 1973 a 1975.
Realizou exposições individuais na Bienal Internacional (1985-SP), Masp (SP), MAM (SP), MAC (SP), Museu das Américas (Washington DC-USA), Viatar Museu (Budapest-Hungria), EinHarld (Israel), Grey Art Gallery (NY-USA), Berlim - Alemanha, Aichi- Japao entre outros.


Nenhum comentário:

Postar um comentário