sexta-feira, 13 de maio de 2016

Pianista Fabio Martino toca com a Orquestra Sinfônica do Paraná

Neste domingo (15), o Guairão sedia um concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná que conta com a participação do jovem pianista Fabio Martino, sob a regência do maestro Stefan Geiger
Martino, que conquista cada vez mais a crítica mundial e plateias internacionais com seu virtuosismo, vive na Alemanha e toca com as maiores orquestras do mundo. Esta é a sua primeira apresentação com a Orquestra Sinfônica do Paraná. No ano passado o pianista se apresentou com a OSESP (Orquestra Sinfônica de São Paulo), Sinfônica Jovem do Estado de São Paulo, Filarmônica de Minas Gerais e Filarmônica de Goiás. Ainda em 2015 solou com a BBC Ulster Orchestra o Concerto nº 5 de Villa-Lobos com gravação ao vivo para a Rádio BBC.
Sua carreira começou cedo, aos 5 anos já tocava piano. Em 2011 conquistou o primeiro lugar, e um prêmio de 10 mil euros, no concurso internacional de piano “Ton und Erklärung” (Som e Palavra) promovido pelo Círculo Cultural da Economia Alemã. Seu próximo objetivo será o lançamento do primeiro CD solo com obras de Brahms, Schumann e as primeiras audições mundiais da 3ª Sonata para piano de York Höller e dos 3 estudos intervalares de Edino Krieger.
O jovem pianista Fábio Martino abre o concerto, em seguida será apresentada outra importante obra a “Sinfonia Fantástica, Op. 14”, de Hector Berlioz que se divide em 5 movimentos: “Fantasias e paixões”, “Um baile”, “Cena dos campos”, “Marcha do suplício” e “Sonho de uma noite de Sabá”. A obra, escrita em 1830, foi inspirada na paixão do compositor pela atriz irlandesa Harriet Smithson, após ele assistir sua atuação no papel de Ofélia, na peça “Hamlet”.

Stefan Geiger – Regente alemão, titular da Orquestra Sinfônica do Paraná de 2016. Seu trabalho junto à orquestra paranaense começou em 2012, quando veio como maestro convidado para apresentar “As Aventuras do Príncipe Achmed”, filme de 1926, com trilha tocada ao vivo, assim como aconteceu em 2015, com o filme “Metropolis”, de Fritz Lang e recentemente com “Marinheiro de Encomenda” (Steamboat Bill Jr), de Buster Keaton. Também apresentou outros concertos com programas interessantes, o que vem conquistando a simpatia e interesse do público.

Indicado para maiores de 7 anos, este concerto da Orquestra Sinfônica do Paraná está marcado para as 10h30 e tem ingressos custando R$ 20,00 e R$ 10,00 (meia).

Nenhum comentário:

Postar um comentário