segunda-feira, 1 de março de 2010

Ciclos de leitura no Palacete Wolf começam nesta semana

A Fundação Cultural de Curitiba inicia nesta semana, no Palacete Wolf (Praça Garibaldi, 7), os Ciclos de Leitura que reúnem grupos interessados em conhecer obras da literatura brasileira e universal, com sessões de leituras orientadas por especialistas. São três ciclos diferentes: Odisséia da Palavra, voltado à leitura de clássicos da Roma Antiga; Certos Poemas, que promove a leitura de poesias; e Obras Completas, que dá ênfase a determinados autores, como Paulo Leminski, que é o escolhido deste ano.

A Odisséia da Palavra e Certos Poemas acontecem em domingos alternados, das 9h às 12h. As datas estão definidas até o final do ano. Obras Completas tem encontros marcados às quintas-feiras, das 19h às 22h, até julho. As leituras são abertas ao público, mas os participantes interessados em obter certificado devem fazer inscrição e ter o mínimo de 80% de presença. A inscrição é feita mediante a doação de um livro de literatura entre uma lista de títulos propostos pela Fundação Cultural.

Os encontros da Odisséia da Palavra são voltados aos textos da Antiguidade, cuja influência se estende até a atualidade; o ciclo Certos Poemas tem a proposta de derrubar o mito de que a poesia é um gênero literário difícil e o ciclo Obras Completas tem o objetivo de colocar em evidência determinados escritores por meio da leitura completa de suas obras. Dessa forma, o leitor pode entender a obra cronologicamente, o seu contexto social, os elementos biográficos que se refletem no texto, entre outras informações.

Nenhum comentário:

Postar um comentário