segunda-feira, 21 de maio de 2012

Arte em madeira é tema de exposição na Sala do Artista Popular

Obras do artesão e marceneiro Erich Apel compõem a exposição “Pratos e artes em madeira”, que abre nesta terça-feira (22), na Sala do Artista Popular. A mostra apresenta 200 peças, entre elas castiçais, pratos e objetos de decoração. A entrada é gratuita.
O artista, nascido em Três Arroios, no Rio Grande do Sul, em 1930, é filho de imigrantes alemães e aos 15 anos iniciou a carreira de marceneiro, profissão exercida até hoje. Na década de 50 mudou-se para o Paraná, estabelecendo-se em Marmeleiro, onde montou uma marcenaria.
Apel iniciou sua coleção de pratos de madeira em 1974. Atualmente, conta com 1.360 exemplares, de 600 espécies diferentes de madeira, vindas de vários lugares do Brasil e do mundo. Todas as peças têm características únicas. O acervo é o maior do mundo nesse formato de coleção, que conta também com esferas, cálices, cumbucas, castiçais, relógios e várias outras peças confeccionadas por ele, ou doadas por admiradores de seu trabalho.
A exposição “Uma história de amor pela arte em madeira” fica aberta à visitação pública até o dia 22 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 10 às 18 horas. ASala do Artista Popular fica na rua Saldanha Marinho, s/nº, anexo à Secretaria de Estado da Cultura, Centro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário