segunda-feira, 28 de maio de 2012

Orquestra Sinfônica comemora 27 anos com concerto no Guairão

Criada no governo de José Richa, em 1985, a Orquestra Sinfônica do Paraná (OSP) comemora quarta-feira (30) 27 anos, com um concerto no Guairão. Sob regência do maestro Osvaldo Ferreira, a apresentação começa às 20 horas, com a obra “Motus Sinfonicus”, de Rogério Krieger, integrante da OSP. Em seguida, com solo de violão do paulista Fábio Zanon, será executado o “Concerto de Aranjuez”, do espanhol Joaquín Rodrigo. O encerramento será com a peça “La Mer”, do francês Claude Debussy.
A orquestra foi criada com apoio do secretário de Cultura na época, Fernando Ghignone, e da colaboração de Eleni Bettes, Oraci Gemba, Otto Bracarense, Tatiana Aben-Atar e Ivo Lessa. O primeiro concerto foi em 28 de maio do mesmo ano, e teve a regência de Alceo Bocchino, que assumiu o cargo de regente-titular, e de Osvaldo Colarusso, maestro-auxiliar.
Hoje, a OSP contabiliza centenas de apresentações na capital paranaense e outras cidades e é considerado um dos grupos sinfônicos mais conceituados do país. Em seu repertório constam mais de 200 compositores nacionais e internacionais. A orquestra está sob o comando do regente português Osvaldo Ferreira. O músico assumiu o posto de maestro-titular e diretor artístico há um ano, o Domingo Tem Concerto para Crianças, que apresenta mensalmente concertos dedicados às crianças.
Além dos seus concertos regulares, em junho a orquestra apresenta com o Balé Teatro Guaíra uma nova montagem da obra Sagração da Primavera, do compositor russo Igor Stravinsky, com coreografia de Olga Roriz. Ainda este ano estão agendadas apresentações em várias cidades, como Maringá, Londrina, Apucarana e Curitiba. “Levar a Orquestra para os outros espaços é uma forma de fazer com que cada vez mais pessoas conheçam e apreciem o trabalho da OSP”, comenta Monica Rischbieter, diretora-presidente do Teatro Guaíra.
O concerto de aniversário da Orquestra Sinfônica do Paraná tem ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia-entrada conforme previsto em lei).

Nenhum comentário:

Postar um comentário