terça-feira, 15 de maio de 2012

Espaço Cultural BRDE recebe exposição de Edénei Brizot

O Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul (BRDE) abre as portas do seu espaço cultural em Curitiba, o Palacete dos Leões, para a artista plástica Edénei Brizot, com a exposição “Apolíneas Aladas”. A abertura será nesta quinta-feira (17), às 19 horas. A mostra reúne 59 obras, em formas e tamanhos variados, realizadas a partir de poda e cortes de árvores encontradas nas ruas de Curitiba.
Formada pela Escola de Música e Belas Artes do Paraná, Brizot começou a trabalhar com esculturas em madeira no Museu Espanhol de Arte Contemporânea, em 1987. Para esta exposição, a artista revelou que está em busca do equilíbrio, da dança, da forma da flor e as concebe com formas aladas. “Perceber o entorno, sem ser influenciada pelo fácil, me impulsionou a uma obra inovadora”, disse.
A essência de suas obras é a estética filosófica, com o intuito de despertar no público o sentido maior da natureza. Mesmo com quase nenhuma interferência de cor e muitas delas preservando a sua forma original, as esculturas representam a força natural da alma da madeira, como se cada uma estabelecesse um diálogo com as demais e, ao mesmo tempo, uma reflexão.
Considerado um dos espaços culturais mais nobres de Curitiba por artistas e críticos, o Palacete dos Leões - localizado na avenida João Gualberto, 570, Alto da Glória - por si só é uma obra de arte. Construído em 1902, o espaço é tombado pelo patrimônio histórico e é testemunho do ciclo da erva mate, um dos períodos mais prósperos da economia paranaense. Inaugurado em junho de 2005, como Espaço Cultural BRDE, o casarão já recebeu artistas dos mais variados segmentos. Além do incentivo a exposições, o espaço também é utilizado para apresentações musicais e lançamentos de livros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário