terça-feira, 22 de maio de 2012

Projeto da Fundação Cultural de Curitiba leva arte a 30 estações-tubo

O projeto Travessias Urbanas, da Fundação Cultural de Curitiba, vai transformar as estações-tubo em espaços de difusão da arte. Financiado com recursos do Fundo Municipal da Cultura, o projeto já foi aplicado em cinco terminais de ônibus da cidade e, até o próximo dia 4 de junho, ganhará espaço em 30 estações-tubo.
Os pontos de paradas de ligeirinhos e biartuculados terão obras da artista plástica curitibana Janete Mehl como parte do projeto “Transparência”, realizado pela ONG Universidade Livre da Cultura.
As imagens misturam pinturas e fragmentos de textos e foram reproduzidas em películas adesivas transparentes que serão aplicadas nos vidros das estações-tubo. “A intenção foi mexer com a sensibilidade das pessoas”, diz a artista, que tem 27 anos de carreira e uma extensa produção pictórica.
O projeto tem ainda o patrocínio da Spaipa e Credipar e o apoio da Urbs, que gerencia o transporte de Curitiba. “O objetivo da mostra é democratizar os equipamentos públicos e potencializar sua utilização por meio de intervenções artísticas”, explica Ricardo Trento, diretor-executivo do projeto. Ele diz que o visual temporário das estações-tubo cria oportunidades de reflexão e apreciação sobre os espaços públicos e ajuda a fomentar um diálogo entre arte, cidade e cidadão.
Saiba quais estações fazem parte do projeto: http://bit.ly/JAO901

Nenhum comentário:

Postar um comentário