quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

32ª Oficina apresenta duo de percussionistas portugueses

A programação da 32ª Oficina de Música de Curitiba traz nesta sexta-feira (10) mais atrações internacionais, entre elas o duo de percussão Talea et Alia, formado pelos instrumentistas portugueses Nuno Aroso e Rui Sul Gomes. Pela primeira vez em Curitiba, a dupla integra o corpo de professores da Oficina de Música e aproveita o festival para fazer a sua estreia mundial.
O duo recém-criado une percussão e tímpano clássico – um tipo de formação inexistente e, por isso, todo o repertório também é inédito. “Esse é um projeto novo que estamos estreando em Curitiba. A Oficina de Música é um grande acontecimento. Achamos oportuno mostrar essa novidade aqui, procurando despertar a curiosidade dos alunos para a música contemporânea”, diz o percussionista Nuno Aroso, que individualmente tem um trabalho voltado à música de vanguarda, colaborando com compositores das mais variadas estéticas e estabelecendo com frequência relações artísticas multidisciplinares com a dança, cinema, teatro e literatura.
Para esta primeira apresentação do duo foram escolhidas obras de três compositores portugueses contemporâneos - Nuno Peixoto de Pinho (1980 -), Ana Seara (1985 -) e João Pedro Oliveira (1959 -). São composições feitas sob encomenda, especialmente para tímpano e percussão. “O tímpano é normalmente associado à música orquestral clássica. Com Rui Gomes,  resolvemos fundir esses dois universos instrumentais, principalmente para tentar trazer o tímpano para a música contemporânea”, explica.
Aroso apresenta-se como professor, membro de júri e intérprete nos palcos da música contemporânea em Portugal e também em países da Europa, Ásia e América do Sul. Atualmente, dirige o Departamento de Percussão da Universidade do Minho. Em sua primeira vinda a Curitiba, Aroso afirma que a Oficina de Música é “um acontecimento incrível, de dimensão e qualidade indiscutíveis”.
Rui Sul Gomes atua como solista com várias orquestras portuguesas. Em colaboração com vários grupos, apresentou-se na Espanha, França, Holanda, Alemanha, Hungria, Estados Unidos, Tailândia e Macau, e tem sido convidado para orientar cursos de percussão. Atualmente, leciona na Escola Superior de Música e das Artes do Espetáculo do Porto e na Academia Nacional Superior de Orquestra, ambas em Portugal. Foi integrante da Orquestra Nacional do Porto e desde 2006 é timpanista solista da Orquestra Gulbenkian (Portugal).

Outras atrações – A agenda de concertos de sexta-feira (10) tem outras atrações, entre elas o recital de música barroca “Vivaldi e seus contemporâneos”, às 12h30, na Igreja Comunidade Redentor. Participam desta apresentação os professores estrangeiros do Núcleo de Música Antiga da 32ª Oficina – Malgorzata Wojciechowska (flauta), Diego Nadra (oboé), Tomasz Wesolowski (fagote), Rodolfo Richter (violino), Nicholas Robinson  (violino), Phoebe Carrai (violoncelo), William Carter (teorba e guitarra barroca) e Luca Guglielmi (cravo).
A Capela Santa Maria será o palco de mais um concerto de música de câmara, desta vez com um repertório para piano, violão, fagote e oboé. A apresentação acontece às 20h30, mas antes (às 19h45) haverá uma palestra de Marco Aurélio Koentopp com informações sobre os músicos e o repertório. Participam do concerto os professores da 32ª Oficina – os alemães Christian Wetzel (oboé) e Volker Tessmann (fagote), o violonista brasileiro Fábio Zanon e a pianista polonesa Magdalena Lisak.
Também na sexta-feira (10) será realizada a palestra “Aprender, tocar e criar ao piano”, com a pianista Abigail Silva, sobre métodos de ensino de piano. A palestra é gratuita e acontece das 9h30 às 11h30, na Capela Santa Maria.

Os concertos da 32ª Oficina de Música de Curitiba têm ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Mais informações: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário