quarta-feira, 8 de janeiro de 2014

Concerto da 32ª Oficina de Música reúne os maiores especialistas em música barroca

Um dos grandes momentos da 32ª Oficina de Música de Curitiba está reservado esta quinta-feira (9), às 20h30, quando sobem ao palco da Capela Santa Maria todos os professores do Núcleo de Música Antiga. Trata-se de uma rara oportunidade de ver juntos nomes de expressão internacional no cenário da música erudita, em especial, da música barroca. Os professores representam diversas nacionalidades, que se aproximam pela afinidade com a música antiga.
Participam do concerto os músicos argentinos Maria Cristina Kiehr (soprano), Diego Nadra (oboé) e Juan Manoel Quintana (viola da gamba), o chileno Rodrigo del Pozo (tenor), os poloneses Malgorzata Wojciechowska (flauta) e Tomasz Wesolowski (fagote), os ingleses Robert Farley (trompete), Nicholas Robinson (violino) e Claire Fahy (viola), os americanos Phoebe Carrai (violoncelo) e William Carter (teorga e guitarra baroca), os italianos Luca Guglielmi (cravo) e Paolo Zuccheri (violone), e o brasileiro Rodolfo Richter (violino), diretor do Núcleo de Música Antiga da 32ª Oficina. Richter diz que para os próprios músicos essa é uma oportunidade de confraternização. “Todos se conhecem, já tocaram em duos ou trios, mas assim todos juntos é a primeira vez”, afirma.
O concerto, precedido por uma palestra de Marco Aurélio Koentopp (às 19h45), é dedicado à música barroca italiana do século 17. Serão executadas composições de Marco Uccellini, Antonio Bertalli, Biagio Marini, Francesco Turini, Tarquínio Merula, Antonio Vivaldi e Giuseppe Torelli, e obras do alemão Georg Friedrich Haendel produzidas num período em que viveu na Itália.
A cada ano procuramos explorar um tema. Em 2013, os repertórios eram voltados à música de Bach. Este ano é a música barroca italiana. Vamos apresentar obras de autores italianos e também de compositores muito influenciados pelo barroco italiano, como Haendel”, adianta Richter. De acordo com o diretor da Oficina, os concertos têm a dupla função de informar e ser uma experiência prazerosa para alunos e público. “Os concertos foram pensados com esse propósito de mostrar peças desconhecidas, de compositores interessantes, ainda pouco tocadas no Brasil”, explica Richter.

Duos – A programação de concertos de quinta-feira (9) começa cedo, com recital de piano e apresentação de duos. Às 12h30, os alunos de piano de Olga Kiun fazem recitais no Sesc Paço da Liberdade. Bruno Theiss, André Bertoncini, Renato Silva e Leonardo Cadorim apresentam um repertório variado, que inclui obras de Chopin, Rachmaninoff, Prokofiev e Marlos Nobre. Esse concerto tem entrada franca.
O Duo Palheta ao Piano, formado pelo clarinetista Jairo Wilkens e a pianista Clenice Ortigara, faz uma apresentação às 18h30, no Teatro do Paiol. O dueto curitibano se formou há 11 anos para divulgar obras clássicas e contemporâneas feitas para clarinete e piano. Desde então, tem feito várias apresentações pelo país.
Outro duo, desta vez de violão e trompete, fará uma apresentação às 19h, no Centro Cultural Sesi Heitor Stockler de França. É o Duonovo, formado em 2011 por Audryn Souza e Francisco Luz, com a proposta de experimentar as possibilidades dessa formação inusitada e pouco explorada. Além do repertório já existente para violão e trompete, a dupla faz uso de arranjos e adaptações. 

Os concertos da 32ª Oficina de Música de Curitiba têm ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00. Mais informações: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário