domingo, 5 de janeiro de 2014

Quinteto português de metais é uma das primeiras atrações da 32ª Oficina de Música

Sons de metais e piano abrem a semana, levando aos palcos atrações a cargo de professores da 32ª Oficina de Música de Curitiba. Nesta segunda-feira (6), o Teatro do Paiol recebe, às 18h30, o Portuguese Brass Quintet, grupo português de metais. No horário das 20h30, a pianista polonesa Magdalena Lisak apresenta-se na Capela Santa Maria Espaço Cultural, em recital antecedido por palestra do compositor e arranjador paranaense Marco Aurélio Koentopp, com início às 19h45.
Formado por Jorge Almeida e Antonio Quítalo (trompetes), Paulo Guerreiro (trompa), Jarrett Butler (trombone) e Ilídio Massacote (tuba), o Portuguese Brass Quintet é um grupo de música de câmara que reúne músicos da Orquestra Sinfônica Portuguesa do Teatro Nacional de São Carlos, todos eles primeiro solistas, que têm dedicado a vida ao estudo de seus respectivos instrumentos, lecionando nas principais instituições musicais de Portugal.
Marcado pela versatilidade, o quinteto domina um repertório variado, que vai de adaptações a originais, abrangendo vários estilos, do barroco ao clássico, romântico, contemporâneo, jazz, pop, entre outros. A qualidade técnica e interpretativa dos integrantes do Portuguese Brass Quintet possibilita execuções de grande virtuosismo técnico e interpretações empolgantes. Para este espetáculo, o grupo selecionou obras de Gioachino Rossini, Malcolm Arnold, Sergei Prokofiev, Joseph Horovitz, Eric Ewazen e Leonard Bernstein.

Piano – Composições de Ludwig van Beethoven, Henryk Mikołaj Górecki e Fryderyk Chopin estão no programa que Magdalena Lisak interpreta na noite desta segunda-feira (6), na Capela Santa Maria Espaço Cultural. Nascida em Katowice (Polônia), a pianista obteve os maiores prêmios em competições de seu país, sendo vencedora do 13º Concurso Internacional de Piano Chopin, em Varsóvia, e prêmio para a melhor execução das obras de Szymanowski no 3º Concurso Internacional de Karol Szymanowski, em Lodz.
Fascinada pelas tendências da música no século 21, em seu currículo constam participações em festivais de diversos países, paralelamente a concertos em importantes espaços culturais de todo o mundo, em solo ou acompanhando consagradas orquestras. Realiza projetos artísticos pela Sociedade de Música de Silésia (Polônia), da qual é fundadora e presidente, além de atuar como professora assistente na Academia de Música de Katowice, pela qual recebeu o doutorado em Artes. Magdalena Lisak integrou os júris das 12ª e 13ª edições do Concurso Internacional de Piano Chopin na Ásia, em 2010 e 2011, e da pré-eliminação do 15º Concurso Internacional de Piano Chopin em Varsóvia, em 2010.

Os ingressos para as apresentações desta segunda-feira custam R$ 30,00 e R$ 15,00. Mais informações: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário