terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Léa Freire e Amilton Godoy unem talentos musicais em CD

A quarta-feira (22) reserva uma atração especial, dentro da programação da 32ª Oficina de Música de Curitiba. No Teatro da Reitoria da UFPR, às 21h, o pianista Amilton Godoy e a flautista e compositora Léa Freire comandam o show de lançamento do CD que registra o talento desses dois grandes nomes da MPB. No disco “Amilton Godoy e a Música de Léa Freire”, Godoy interpreta 11 peças para piano escritas por Léa, em execuções que privilegiam tanto o rigor quanto a improvisação.
A afinidade musical entre Léa e Amilton tornou realidade o CD. A versatilidade do pianista, que transita com desenvoltura por vários gêneros musicais, foi fundamental para a interpretação da obra de Léa, que guarda influências de rock, jazz, bossa nova, choro e baião, além de possuir elementos da produção de compositores eruditos como Camargo Guarnieri, Villa-Lobos, Bach e Debussy.
O disco - lançado pelo selo da compositora, o Maritaca - tem, entre as músicas selecionadas, “A Coisa Ficou Russa”, “Vento em Madeira”, “Copenhague”, “Mamulengo”, “Brincando com Theo” e “Caminho das Pedras”.

Os músicos – O destaque de Amilton Godoy entre as estrelas da MPB não é por acaso. O instrumentista, nascido em Bauru (SP), em 1941, possui uma carreira musical com mais de 50 anos de sucesso. Em 1964, junto com Rubens Barsotti e Luiz Chaves, formou o grupo instrumental Zimbo Trio, que marcou o cenário artístico brasileiro com 51 discos gravados e editados em 22 países. Como maestro e arranjador, Godoy produziu dois álbuns da coleção “Piano Solo – Compositores Brasileiros”. A convite do primeiro flautista da Orquestra Filarmônica de Berlim, Michel Hased, Godoy transcreveu algumas músicas dessa coleção para flauta.
Em 2012, arranjou e gravou juntamente com Gabriel Grossi um CD intitulado “Villa-Lobos Popular”. Como solista, Godoy é considerado um dos maiores pianistas do mundo, tendo atuado como convidado de orquestras regidas por grandes maestros, entre eles Cyro Pereira, Julio Medaglia, Chico de Moraes, Simon Bleche e Roberto Sion.
Flautista e compositora, Léa Freire ouvia desde cedo eruditos brasileiros como Guarnieri, Villa-Lobos, Radamés Gnattali e Souza Lima, entre outros. Durante seus estudos de piano, conheceu também Bach, Debussy e muitos outros compositores estrangeiros. Igualmente se interessou pelo rock e depois pelo jazz, depois incursionando pela bossa nova e pelo choro, explorando os caminhos dos vários ritmos brasileiros.
Léa Freire sabe unir o popular ao erudito, o formalismo à improvisação, com sotaque brasileiro. Em 1997 lançou seu primeiro CD, “Ninhal”, com participações da Banda Mantiqueira, Quarteto Livre, Joyce, Filó Machado e muitos outros, entre músicos e arranjadores. Em seguida veio o CD “Quinteto”, gravado em Nova Iorque (EUA), lançado em novembro de 1999, contando com Benjamim Taubkin (piano), AC Dal Farra (bateria) e Sylvio Mazzucca Jr (contrabaixo). Também lançou dois CDs, “Antologia da Canção Brasileira – vol. 1 e vol. 2”, em parceria com o trombonista Bocato, pelos quais recebeu cinco indicações pela imprensa como melhor gravação do ano.
Em 2007, Léa colocou ao alcance do público o CD “Cartas Brasileiras”, uma obra com viés sinfônico. A artista já gravou diversos discos solo, e também integra o “Quinteto Vento Em Madeira”, além de ser parceira da cantora, compositora e violonista Joyce Moreno.
No último dia 16 de janeiro, na programação da 32ª Oficina de Música, aconteceu o lançamento do CD “Orquestra À Base de Sopro & Léa Freire ao Vivo”, um trabalho que resultou de dois anos de elaboração, mostrando a criatividade do grupo curitibano ao executar as melodias da compositora. São 12 músicas que passeiam por vários gêneros da música brasileira e uma salsa, todas compostas por Léa, exceto o choro “Na Boleia”, feito em sua homenagem por Gabriel Schwartz.

Os ingressos para o show de lançamento do CD “Amilton Godoy e a Música de Léa Freire” custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário