quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

Músicos da Venezuela fazem concerto na 32ª Oficina

Cinco músicos venezuelanos, alunos da 32ª Oficina de Música de Curitiba, apresentam-se nesta sexta-feira (10), às 12h30, no Sesc Paço da Liberdade. A vinda do grupo foi possível graças a uma parceria firmada no ano passado entre o Instituto Curitiba de Arte e Cultura (entidade promotora da Oficina junto com a Fundação Cultural de Curitiba) e o Festival Internacional de Jazz de Barquisimeto. O grupo apresentará um repertório de músicas típicas da Venezuela.
O Festival de Barquisimeto, cidade conhecida como a capital musical da Venezuela, é considerado um dos mais importantes daquele país. Os músicos foram selecionados por concurso no festival venezuelano e agraciados com bolsas de estudo para participar da Oficina de Curitiba.  Na 32ª Oficina, eles estão tendo a oportunidade de fazer aulas de piano, violino, canto e regência com mestres internacionais.
Estamos adorando o festival de Curitiba. Cada vez que vamos aos concertos, ficamos encantados. É surpreendente como esses professores tocam”, destaca a pianista Maria Estefanía Prieto, que teve aulas com Olga Kiun (pianista russa radicada em Curitiba) e com a polonesa Magdalena Lisak.  Além de Maria Estefanía, também vieram da Venezuela o violonista Miguel Ávila, o flautista Gustavo Montes De Oca, a violinista Kailbeth Chacín e a cantora Pierina Contreras.
O grupo, batizado de “Bohío 402”, foi formado durante a Oficina e preparou um repertório especial para o público curitibano, com composições que representam diferentes ritmos venezuelanos tradicionais, especialmente da região oeste do país – merengue, danza, pasaje, valsas, entre outros. “Bohío” é o nome dado pelos índios da floresta venezuelana ao local de reunião da tribo. “O nome, portanto, faz referência ao encontro desses músicos que estão em Curitiba compartilhando suas experiências musicais”, diz Maria Estefanía.

Os concertos da 32ª Oficina de Música de Curitiba têm ingressos a R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Mais informações: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário