quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Lançamentos de CDs na agenda da Oficina de Música

A quinta-feira (16) reserva dois espetáculos de destaque na programação da fase de MPB da 32ª Oficina de Música de Curitiba. No Teatro do Paiol, às 19h, o compositor e violeiro Rogério Gulin lança seu terceiro CD, “Alinhamento”, um disco que traz composições próprias para viola caipira solo. “Orquestra À Base de Sopro & Léa Freire ao Vivo” é o título do sexto CD que o grupo curitibano coloca ao alcance do público, com show às 21h, no Teatro da Reitoria da UFPR.
É o disco que mostra como eu toco”, diz Rogério Gulin sobre “Alinhamento”. É o primeiro CD solo do instrumentista depois de “Tempestade”, de 2003, já que “Orvalho”, de 2009, resultado de um prêmio concedido pela Funarte no ano anterior, foi lançado em parceria com o grupo Terra Sonora, do qual é integrante. Nesse CD, Gulin explora novas sonoridades, com afinações variadas e diferentes violas. Por ser um instrumento muito rico, abre-se um vasto campo musical, muito além do sertanejo com o qual a viola caipira está associada. É uma música de paisagens e climas diversos de um universo próprio e linguagem particular. Como resultado final tem-se um panorama dos sentimentos do artista.

Parceria – A Orquestra À Base de Sopro de Curitiba (OABS), que desde 2002 tem direção artística do clarinetista Sérgio Albach e é considerada um dos principais grupos de música instrumental brasileira, lança mais uma produção fonográfica, intitulada “Orquestra À Base de Sopro & Léa Freire ao Vivo”, a sexta em 15 anos de existência.
O trabalho vem sendo elaborado há dois anos, junto com uma das principais parceiras do grupo, a flautista Léa Freire, compositora, arranjadora e exímia autora de melodias improvisadas. Em 2005, a orquestra realizou um concerto marcante, tendo no repertório músicas e arranjos da compositora, além de efetuar duas oficinas de improvisação sob o comando de Léa. Em 2010 foi feito o convite para registrar o resultado desses encontros, em gravação ao vivo. São 12 músicas que passeiam por vários gêneros da música brasileira e uma salsa, todas compostas por Léa, exceto o choro “Na Boleia”, feito em sua homenagem por Gabriel Schwartz.
A vitoriosa jornada fonográfica da OABS teve início com um CD em homenagem ao compositor paranaense Waltel Branco, trabalho que levou o grupo a ser indicado ao Prêmio TIM, na categoria Revelação, em 2008. Depois, em 2010, veio o DVD ao lado do também paranaense Arrigo Barnabé, registrando a obra histórica Clara Crocodilo e uma peça inédita, “A Metamorfose”, especialmente encomendada pela orquestra ao compositor. O site americano waysidemusic.com, que vende álbuns de música progressiva contemporânea de importantes nomes internacionais, colocou em seu catálogo o DVD, destacando a sonoridade do trabalho, capaz de vencer qualquer barreira idiomática.
Em 2012, foi a vez do CD e DVD gravados junto com o multi-instrumentista, arranjador e compositor fluminense André Mehmari, apontado como uma das revelações da música brasileira recente, premiado tanto na área erudita como popular. Com a maioria das composições de autoria de André Mehmari, entre elas duas peças escritas exclusivamente para a orquestra – Curitiba Noturna e Passeio – a gravação contou com a direção do regente assistente Gabriel Schwartz e mereceu destaque internacional no blog escrito por Arnaldo DeSouteiro, produtor brasileiro radicado há décadas em Los Angeles (EUA). O crítico considerou o trabalho um dos melhores lançamentos do ano, além de tecer elogios aos instrumentistas e aos brilhantes arranjos de André Mehmari.
A premiação nos Estados Unidos confirmou o amadurecimento e a consistência do trabalho da OABS que, no mesmo ano, colocou ao alcance do público o CD e DVD “Nossos Compositores”, mostrando o talento e versatilidade dos músicos da orquestra como criadores de composições e arranjos. O trabalho seguinte, o CD “La testa in giù” (De cabeça para baixo) lançado na Itália, no início de 2013, firmou o início de uma carreira internacional. Produzido pelo importante selo italiano EGEA, mais conhecido pelos seus trabalhos em música erudita, o CD gravado em Curitiba tem como convidado o celebrado clarinetista italiano Gabriele Mirabassi.

Os ingressos para estes dois espetáculos custam R$ 30,00 e R$ 15,00 (meia). Mais informações sobre a 32ª Oficina de Música de Curitiba: www.oficinademusica.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário