domingo, 5 de janeiro de 2014

Curitiba recebe duas exposições da Copa do Mundo 2014

Cinco camisas que estiveram presentes em momentos marcantes do futebol brasileiro poderão ser vistas na mostra “Preliminar”, na Caixa Cultural Curitiba, que antecipa a grande exposição “Brasil - Um País, Um Mundo”, cuja inauguração será no dia 7, no Memorial de Curitiba, no Centro Histórico.
Entre as peças, está o agasalho de treinamento da Seleção de Brasileira usado por Zagallo em 1958, ano do primeiro título mundial do Brasil - o Velho Lobo, como é conhecido, foi autor de um dos gols na goleada de 5 a 2 na final contra os suecos. A exposição também lembra a única vez em que a Seleção vestiu o uniforme reserva na campanha do Penta: a camisa azul de Cafu durante as quartas de final, na histórica virada contra os ingleses na Copa do Mundo 2002. Outra camisa antológica é a número 9 de Tostão, um dos craques do Tri de 1970, usada na final, no estádio Asteca, contra a Itália.
A exposição inclui também o manto de nossa maior craque do futebol feminino, Marta, usada na goleada por 4 a 1 sobre a imponente Alemanha na semifinal da Olimpíada de Pequim, disputada em 2008, quando o Brasil levaria a medalha de prata. A quinta camisa, que participou do amistoso contra o Irã em 2010 (3 a 0 para a Seleção) é do zagueiro David Luiz, um dos homens de confiança do técnico Luiz Felipe Scolari para a próxima Copa.

Brasil - Um País, Um Mundo - A mostra multimídia que começou em dezembro a percorrer as 12 cidades-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014 desembarca em Curitiba no dia 7 e exibirá um acervo formado por peças históricas do futebol, como camisas usadas em jogos de Copas e campeonatos oficiais, troféus, medalhas e chuteiras. A exposição itinerante reúne diversos eixos temáticos, como moda, arte e publicidade, mas mantendo o futebol como foco. A mostra fica na capital paranaense até o dia 3 de fevereiro.
São utilizados diversos recursos, como fotos, vídeos e instalações interativas. A cenografia é do artista plástico Ronaldo Fraga. O projeto foi chancelado no Plano de Promoção, chamamento público realizado pelo Grupo Executivo do Governo Federal da Copa (Gecopa).
 “A partir da paixão do brasileiro pelo futebol, pretendemos mostrar o esporte de forma mais ampla, porque ele se manifesta em várias frentes: a paixão em si, a diversidade, a fé e a mistura da religião com o futebol, o poder de interromper uma guerra, a tecnologia, a relação com a publicidade e com a moda”, explica o jornalista e curador da exposição, Ricardo Corrêa.

Na parte dedicada à tecnologia, painéis mostram a evolução do preparo físico, das bolas, das chuteiras, dos uniformes, dos estádios e as mudanças nas regras. No espaço dedicado à moda, é possível ver como os uniformes de lã deram lugar a outros recortes e estilos, até chegar aos mais modernos, usados atualmente. Os estádios e as características das 12 cidades-sede da Copa igualmente ganharam um espaço especial na exposição, que também conta com bastante interatividade.

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