quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Cerâmica em exposição nos espaços do Governo do Estado

Os apreciadores da arte em cerâmica têm várias opções de exposições para visitar nos espaços da Secretaria de Estado da Cultura. Quem for ao Museu Alfredo Andersen, Casa Andrade Muricy, Museu Paranaense e Museu Oscar Niemeyer poderá conferir diferentes mostras que contemplam esta modalidade das artes plásticas.
Na Casa Andrade Muricy ocorre, até 30 de março, o 4º Salão Nacional de Cerâmica. No total, 30 artistas, autores de 56 obras inéditas, representam a produção contemporânea da cerâmica brasileira. Nesta edição há uma novidade: o Salão não está mais dividido em categorias - artístico, design e popular. A ideia é resgatar o conceito único de observar a cerâmica como meio de criação artística.
No Museu Alfredo Andersen está em cartaz a mostra “Premiados do Salão de Cerâmica”. A exposição é composta de peças do MAA, com curadoria de Amarílis Puppi, e faz uma retrospectiva dos premiados no Salão. A mostra permanece até 30 de março. A exposição conta com 23 obras de 17 artistas e faz um retrospecto que começa em 1980 e vai até 2004, período em que o Salão tinha prêmios de aquisição e, por isso, as obras pertencem ao acervo do museu.
Outra atração paralela ao 4º Salão Nacional de Cerâmica é o jardim composto por quatro mil flores brancas de cerâmica, colocadas no Museu Oscar Niemeyer. As peças foram presas por hastes flexíveis no gramado próximo ao espelho d’água. A intervenção coletiva pode ser vista até 20 de janeiro. A instalação congrega o trabalho de 80 artistas, professores e alunos, a maioria paranaense.
Já quem quiser unir história e arte deve visitar o Museu Paranaense. Com um acervo que conta com mais de 200 mil peças de cerâmica, entre fragmentos, vasilhas e vasilhames, entre outros, é possível entender mais sobre a evolução dos povos e tradições. Peças de cerâmica arqueológica, feitas há quatro mil anos, fazem parte do acervo. Cerâmica indígena, produzida pelos povos Kaingang e Guarani são verdadeiras relíquias históricas expostas no museu. Os detalhes das peças revelam mudanças culturais importantes, como a chegada dos europeus a América do Sul. As peças ficam em exposição permanente.

Na Casa Andrade Muricy (Alameda Dr. Muricy, 915) a visitação acontece de terça a sexta-feira, das 10h às 19h; sábados, domingos e feriados, das 10 às 16h. No Museu Alfredo Andersen (Rua Mateus Leme, 336) e no Museu Paranaense (Rua Kellers, 289) acontece de terça a sexta das 9h às 18h; sábado e domingo das 10h às 16h. A entrada é gratuita.

Nenhum comentário:

Postar um comentário