quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Museu Oscar Niemeyer abre exposição fotográfica sobre a Serra da Canastra

O Museu Oscar Niemeyer (MON) abre nesta quinta-feira (16), às 20h, no terceiro andar da Torre do museu, a exposição “OPARÁ Onde Nasce o São Francisco”, do fotógrafo Marco Alves. Junto à abertura haverá o lançamento do livro do fotógrafo, que leva o mesmo nome da exposição.
A mostra, que fica em cartaz até 16 de março, traz fotografias em preto e branco sobre as paisagens da Serra da Canastra, em Minas Gerais, e tem curadoria de Rosely Nakagawa e Diógenes Moura.
No mesmo dia, às 18h30, haverá uma palestra com o fotógrafo e os curadores no Miniauditório do MON, com capacidade para até 70 pessoas. A entrada é gratuita para o evento e a abertura da exposição.
Resultado de um trabalho autoral de Marco, a mostra traz 32 fotos emolduradas e 4 painéis com impressões em tecido. “No movimento oposto aos trabalhos documentais, de suma importância para a preservação, Marco atribui às paisagens da Serra da Canastra a sua dimensão poética, através da visão contemplativa de quem aprende com a natureza e faz parte dela”, destaca Nakagawa.
A ideia do projeto, iniciado há cerca de 10 anos, surgiu da vontade de Marco Alves, formado em Engenharia Elétrica e professor da Unicamp, de realizar um livro de fotografias sobre a Serra da Canastra. “Em virtude da minha ligação com a natureza e do trabalho técnico que desenvolvo nos laboratórios da universidade, tenho uma familiaridade com a fotografia e sempre tive a ideia de fazer um livro. Escolhi fazer esse trabalho na Serra da Canastra, comecei a visitar a região com frequência e não parei mais”, conta o fotógrafo.
De acordo com Rosely Nakagawa, o ensaio mostra que Alves não prioriza somente o rigor técnico para encontrar a beleza dos brancos. “Como um discípulo monástico, repete a experiência de percurso no parque, acompanhando cada mudança de estação, descobrindo novas abordagens de uma paisagem que nunca é a mesma. Dentro da relação dialética dos elementos opostos, podemos ver, em suas imagens, a montanha que desenha o horizonte; a raiz que molda a terra; o vento que desenha o torso da árvore; a pedra que muda o curso da água; a névoa que delimita o horizonte; a nuvem de água que sobe das cachoeiras, desenhando o vazio”, destaca a curadora.

A mostra “OPARÁ Onde Nasce o São Francisco” pode ser visitada até dia 16 de março, de terça a domingo, das 10h às 18h. Os ingressos custam R$ 6,00 e R$ 3,00 (meia, para professores e estudantes com identificação). 

Nenhum comentário:

Postar um comentário